Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A participação política do jovem no Brasil contemporâneo

Redação enviada em 24/10/2018

O indivíduo é caracterizado como cidadão quando cumpre os direitos e deveres constitucionais. Entretanto, o jovem brasileiro não exerce o dever de votar. Pode salientar, sob esse viés, causas originadas pela ineficiência escolar e midiática estatal, no que tange a conscientização dessa comunidade juvenil. Assim, os adolescentes não possuem discernimento sobre a trágica omissão nesse dever. Primeiramente, a precária educação escolar tem relação com a falta de conscientização estudantil. Ou seja, a inexistência de conversas, debates e trabalhos, sobre a situação política hodierna, é fator para o desinteresse e a desinformação dos estudantes. Dessa forma, " a educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida " é um ideário de Séneca, filósofo do Império Romano, que mostra a importância do campo educandário , e suas pedagogias voltadas para a política, na formação de alunos presentes em urnas eleitorais. Outrossim, a plataforma midiática não promove o do jovem com a importância do voto. Por conseguinte, o número de adolescentes com 16 e 17 anos presentes na votação caiu de, aproximadamente, 43% para 31% ,nas eleições de 2012 e 2016, segundo uma fonte publicada pelo TSE e IBGE. Dessarte, Allen Ginsberg estava certo ao afirmar que quem controla a mídia, tem o controle da cultura do povo, tendo em vista o atual hábito juvenil de não ser ativo politicamente. Em síntese, é mister tomar medidas inadiáveis. Primordialmente, o Ministério da Educação, em parceria com a Receita Federal, necessita ofertar conversas com especialistas, trabalhos extracurriculares e oficinas de estudo com a temática dever do cidadão e voto consciente, através do maior endereço das verbas arrecadadas na contratação de profissionais qualificados que farão palestras e orientações às diretorias escolares, na finalidade de inserir os adolescentes nas atualidades políticas. Concomitantemente, o Ministério das Comunicações precisa transmitir, em novelas, rádios e propagandas, sobre a importância do voto, visando ao público jovem, com o fito de torná-los mais conscientes sobre o dever de votar. Nesse sentido, os adolescentes serão ativos nas votações eleitorais e serão indivíduos cidadãos.