Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A participação política do jovem no Brasil contemporâneo

Redação enviada em 03/10/2018

Diretas Já. Movimento dos Caras Pintadas. Manifestações de “Junho de 2013”. Todos esses movimentos possuíram, em comum, a participação predominante da população jovem brasileira. Atualmente, o cenário de descrença na política está presente em toda a sociedade. Nesse contexto, é necessário analisar como os fatores históricos e culturais influenciam nessa problemática. Em primeiro lugar, deve-se apontar que os brasileiros apresentam uma frágil tradição de participação na política. Isso porque, historicamente, foram poucas décadas de democracia, visto que o país passou vários anos na condição de colônia, depois de império e também períodos ditatoriais. Sendo assim, ocorreram poucos momentos de protagonismo político da população, incluindo os mais jovens. Prova disso é que a última Constituição Federal completa 30 anos, em 2018, um período curto de tempo que influencia diretamente sobre a população mais jovem. Consequentemente, ocorre fragilização da participação política da juventude provocando apatia e falta de engajamento social. Além disso, nota-se ainda que o conservadorismo seja também um obstáculo nesse tema. Isso porque a população adulta, muitas vezes, desconsidera os pensamentos que a juventude possui em relação a essa problemática. Desse modo, o patriarcalismo não permite troca de ponto de vista entre as gerações. Nesse sentido, a tradição histórica, presente na sociedade brasileira, relacionada a esse tema é a da falta de diálogo. Por conseguinte, é necessário o entendimento do pensamento do sociólogo Jurgen Habermas que propõe a teoria da razão comunicante, em que compreender a diversidade de pensamento é fundamento para se garantir os direitos dos diversos grupos presentes na sociedade. Fica evidente, portanto, que a própria sociedade colabora na falta de incentivo a participação dos jovens na política. Em razão disso, o Ministério da Educação, deve criar e programar, nas grades curriculares das escolas, disciplinas que instruam sobre política, em que as funções dos três poderes, as diferenças entre os votos proporcionais e majoritários ou ainda quais passos são necessário para aprovação de uma lei, sejam ensinados. Tal ação pode ser realizada em companhia dos pais, por meio de visitas às Câmaras Municipais das cidades, a fim de que os jovens cresçam em uma sociedade crítica, reflexiva e participativa. Só assim, os movimentos sociais vivenciados, em junho de 2013, se tornarão mais comuns no país.