Título da Redação: Vencendo as pedras no meio do caminho

Proposta: Coisas pelas quais vale a pena lutar.

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


"No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho". Através deste trecho de um poema de Carlos Drummond de Andrade, percebemos que o homem ao longo de toda a sua vida, encontra obstáculos em sua caminhada na busca de seus objetivos. É indiscutível que ao longo de toda a sua trajetória histórica o homem conquistou muitas coisas no entanto, há muito ainda pelo que lutar.
A noção de igualdade entre todos os indivíduos é uma conquista da Revolução Francesa onde todos foram instituídos à categoria de cidadãos que são aqueles que tem direitos e deveres perante seus iguais. Portanto, o dever do cidadão é lutar para que seus direitos a vida, a liberdade, a segurança entre tantos outros sejam preservados.
Um fator existente no homem moderno é a falta de perseverança e confiança em si mesmo que faz com que este não persista por muito tempo em seus objetivos e sonhos. O desestimulo e a falta de apoio da família, faz com que a pessoa se sinta presa a uma ideologia e portanto se submeta a realizar o que a sociedade impõe e não aquilo que ela quer.
Fica evidente portanto que através do diálogo e apoio, a família tem um papel decisivo na luta do indivíduo por suas conquistas. A escola tem o dever de formar pessoas críticas que saibam lutar para que seus direitos sejam garantidos. E também cabe ao próprio indivíduo resiliência para que assim ele consiga vencer todas as pedras no meio de seu caminho.


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Comentários enviados

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    Enviado por Estépheny Alvarenga

    Olá, você traz direcionamento à tese e discorre sobre o tema solicitado a partir de uma perspectiva pautada na criticidade. Faltou apenas se atentar a alguns desvios gramaticais marcados no texto e repetir menos a palavra ''portanto'', que é um recurso coesivo responsável pela articulação. Aumente o repertório de recursos coesivos para que o texto obtenha uma progressão textual mais fluída. Ademais, poderia ter dado mais direcionamento na intervenção, sugerindo uma aplicação mais recorrente das disciplinas humanísticas e políticas nas escolas, como a literatura, a sociologia e filosofia. Poderia sugerir que o plano pedagógico elaborado pela secretária da educação incluísse mais aulas destas disciplinas, visto que os temas discutidos por elas são fundamentais para a formação de um cidadão mais consciente e preparado para o futuro.

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