Título da Redação: Perseverança no êxito

Proposta: Coisas pelas quais vale a pena lutar.

Redação enviada há mais de 2 anos por Gabi Garrido


O homem, ao longo de sua vida, depara-se com obstáculos dificílimos, na sua caminhada à obtenção de sua meta almejada. Caminhos escabrosos, esmorecimentos, desconfiança em si, tudo faz com que ele se sinta desamparado na consecução de seus ideais; porém, quando amparado em sua perseverança, vê que tudo que se lhe depara é fruto de uma batalha vantajosa contra os entraves rumo ao êxito planejado. No entanto, na maioria das vezes, a falta de amparo pelos familiares, alguns indivíduos, esmorecem ao conquistar suas metas.
Há, no homem, de acordo com o meio em que vive, uma falta de confiança em si que, quando, sem uma razão profunda ou sem uma persistência, minimamente, extensa, nada poderá conseguir a não ser uma derrota implacável que, posteriormente, o levará, talvez, ao desespero. Hodiernamente, só aquele que possui meios convincentes e que nasceu em berço privilegiado, onde, o problema monetário inexiste e, sem a existência deste, consequentemente, os problemas se lhe parecem menos dificultosos, é, na maioria dos casos, o que quase sem esforço conseguira superar aos obstáculos e obter tudo que deseja; convém, contudo, notar que méritos quase não os há nessa vitória.
Aludir ao vulto famoso que, quase em sua totalidade, triunfou e venceu com base em suas perseveranças: Machado de Assis, homem dotado de uma escrita modelar, linguagem impecável, apelativa, deixou obras que se constituem em preciosidades e que proporcionam aqueles que a conhecem, conhecimentos profundos acerca da gramática; nada mais era do que um ser, filho de um rústico pintor de paredes e de uma modesta portuguesa que, em sendo gago, epilético e possuidor de escola primária rudimentar, tornou-se um autodidata e conseguiu realizar toda a sua obra, dada a sua perseverança incomensurável.
Machado é um personagem do palco da vida, dentre outros tantos, que batalharam, venceram e triunfaram, tendo, sempre, como premissa maior a perseverança; exitosos, tornaram-se, assim, imortais e cultuados, até hoje. É de se afirmar, assim, que o êxito se dá quanto mais perseverante for o homem, na caminhada rumo às suas idealizações, não se deixando dobrar ou desanimar ante os obstáculos escabrosos e trágicos, que o meio se lhes oferece ou impõe.
Sendo assim, é mais do que necessário o envolvimento familiar dentre os indivíduos, através do diálogo e apoio em suas escolhas, na qual veria-se estimular a perseverança nas decisões almejadas. Não se pode deixar de lado, também, o importante papel exercido pelas escolas, que têm a função de preparar e formar, desde a base, crianças para o atual ataque massivo da sociedade, que, geram uma desconfiança e medo na perseverança advindo ao êxito. Isso se daria através da obrigatoriedade de aulas de Filosofia, desde o Ensino Fundamental, a fim de criar nos alunos uma capacidade crítica e racional , dessa forma, não sendo vulneráveis aos ataques do âmbito social.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Gilmar Fava

    Olá, Nossa! o seu texto está muito bem argumentado. Vejo que seus argumentos são consistentes e que você está no caminho certo para essa empreitada. O que chama a atenção na sua produção é o uso de palavras da oralidade na escrita, ou seja, você usa termos que usamos na fala para escrever no texto e isso não é correto. Para se escrever é preciso ter em mente que há normas a serem seguidas e essas normas/regras estão disciplinadas na gramática que é possível rever e estudar sempre. O uso do gerúndio, colocação pronominal e uso d e advérbios também são muito usual em nossos textos e o importante é que estudemos, possamos rever e nos certifiquemos que estamos a usar corretamente as normas da escrita de um texto. No mais, boa sorte e esperamos ler outros textos seus por aqui. Sucesso!

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás