Título da Redação: O efeito atemporal das escolhas

Proposta: Coisas pelas quais vale a pena lutar.

Redação enviada há mais de 2 anos por João Carlos Pegoraro de Almeida


O ser humano, ao longo de sua trajetória nesse planeta, foi o animal que, utilizando-se de suas características particulares, conseguiu subjugar todos os outros. Seu sucesso se deve, em parte, a sua irremediável curiosidade e ao seu ímpeto para obter sempre mais. Tais traços, quando aplicados em conjunto por grande número de pessoas e ao longo de muito tempo, permitem o desenvolvimento da espécie humana, que utilizando o próprio homem como medida para todas as coisas decide pelo que vale a pena lutar.
Entre os caminhos que podem ser seguidos por um indivíduo ao longo de sua vida, o mais importante é aquele que, uma vez realizado, traz benefícios para ele e seus semelhantes. Trata-se de uma consonância entre os desejos individuais e as necessidades coletivas. Um cientista, por exemplo, ao obter satisfação pessoal pela perseguição de sua curiosidade, que o leva a alguma descoberta, também pode gerar um impacto positivo sobre a sociedade.
Porém, igualmente potente é a aplicação desse ímpeto humano de forma egoísta. Inúmeras pessoas decidem, ao longo de suas vidas, lutar por coisas que exigem que se passe por cima de direitos, sentimentos e desejos alheios. Com isso, o resultado final é uma satisfação individual e perene, beneficiando apenas o ganancioso.
Dessa forma, embora o ser humano seja um animal racional, também é, mais pronunciadamente, um animal emocional. O sendo, é passível de seguir caminhos que levem a satisfação pessoal momentânea. Momentânea, porém, é sua estadia nesse mundo, e as coisas pelas quais vale realmente a pena lutar são aquelas que, mesmo após a morte sua morte, resultaram em benefícios duradouros para a humanidade.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Willian Lima Canedo

    Procure organizar melhor as ideias dentro do seu texto. Lendo sua redação, dá pra perceber que você quis dizer muitas coisas, mas se confundiu na hora de escrever, e por isso deve presta muita atenção ao modo como você expõe seus argumentos. Procure estudar bem o tema, para incluir informações, fatos e exemplos relevantes dentro do seu texto, sempre com o cuidado de relacionar isso à sua argumentação. Não esqueça da proposta de intervenção no seu texto: ela deve ser feita de modo a dar uma sugestão de solução para o problema abordado, sempre bem detalhada e com ações práticas, bem definidas e concretas.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás