Título da Redação: Luta pela semelhança social

Proposta: Coisas pelas quais vale a pena lutar.

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


No mundo atual, devido a todos os avanços em tecnologia, na sociedade e em outros meios, o ser humano se sente confortável a ponto de, em muitas situações, não lutar por mudanças. Entretanto, ainda assim há situações as quais vale a pena brigar, como por exemplo, por uma melhora na qualidade de vida dos cidadãos.
Nas sociedades há o emprego das classes sociais, as quais definem o poder aquisitivo de cada cidadão, hierarquicamente. Podendo o mesmo ao longo de sua vida mudar de patamar. Devido a isso, muitas pessoas , não por opção, acabam se mantendo na classe mais baixa e em muitas situações, não possuem finanças para uma sobrevivência adequada. Isso gera cenários de miséria, além de outras situações desumanas.
No plano econômico, a partir do momento em que um país possui um baixo IDH(Índice de desenvolvimento humano), faz com que a economia daquele país seja menos desenvolvida, em comparação a outros. Isso faz com que hajam poucas formas de investimento na circulação do capital interno, como consequência o aumento nos índices de pobreza.
Diante disso, não há em um país como não existir desigualdades sociais, pois o nosso sistema econômico se baseia nela. Porém, pode-se haver uma redução, sendo uma forma mais humanitária, o que geraria um incremento na circulação da verba da nação.
OBS: Gostaria que se possível, corrigissem a conclusão, apenas como um fechamento do texto mesmo, não como uma solução para o problema abordado. Pois irei prestar vestibular para a UERJ.
Obrigado
Caio


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Carolina Santucci

    Olá Caio. Infelizmente, sua pontuação terá de ser de acordo com o Enem. Porém, posso dar umas dicas quanto ao padrão para o vestibular, ok? Primeiramente, preste atenção nos termos e palavras utilizadas: algumas não fazem sentido ou não possuem boa ligação com o tema proposto. Também encontrei repetições que são considerados erros graves. Atente-se também às vírgulas e pontos finais - como indiquei na correção. Quanto à sua argumentação; acredito que deva explicar mais detalhadamente, além de nomear o sistema capitalista, que é o que cita em sua redação. Explique brevemente seu funcionamento, no qual os lucros são mais importantes que outros fatores. Também é importante ressaltar que os pobres são necessários para a manutenção dos ricos. Dessa forma, não é interessante ao sistema que não existam pobres. Acredito que diante dessa situação; mesmo que a redação não exija uma proposta de intervenção, é interessante você citar outras formas para lidar com essa questão, uma vez que a desigualdade social é intrínseca ao sistema econômico. Qual seria, nesse caso, a solução? Simplesmente dizer que a desigualdade deveria ser menor é ilusório. Você pode citar outros sistemas para substituir o atual; ou ações que sobreporiam a questão humana ao capital. Outra sugestão é que troque o título por "Luta pela igualdade social", pois estaria adequada aos termos sociológicos. Boa sorte na prova, Caio! Espero ter ajudado :)

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás