Título da Redação: Garantindo nossos desejos

Proposta: Coisas pelas quais vale a pena lutar.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Alexandre Bartilotti Machado Bartilotti


Nos relacionamos, no mundo contemporâneo, com uma série de questões valiosas, para nós. Em nossas relações sociais, nem sempre as alcançamos de maneira fácil. Porém, é válido lutar por toda expressão ou vontade da sociedade, desde que respeitem-se os Direitos Humanos.
As manifestações culturais, a exemplo, são muito importantes, a priori, as dos jovens. Quando duas gerações contrapõem seus valores, há uma troca de experiências, gerando uma reflexão acerca delas. Além disso, as manifestações culturais dos mais jovens estimulam o progresso tecnológico, dadas as novas necessidades de comunicação, em constante evolução, desse grupo. Os Estados Unidos, sobretudo, presenciaram esse fenômeno através do movimento hippie, com a discussão acerca da liberdade sexual, e no movimento Pop, com o aprimoramento tecnológico. Assim, as manifestações culturais contribuem para a criação de novas formas de conduta e estimula o aprimoramento tecnológico, daí o valor de se lutar por elas.
Não podemos deixar de lado nenhum tipo de expressão social, para que os indivíduos saibam pelo que lutam. Fazer os indivíduos a exercerem atividades não escolhidas por eles, seja obrigatoriamente ou não, apenas traz consequências negativas. Essa pressão cria uma sociedade não crítica e tendenciosa à depressão. Ademais, os indivíduos que aceitam as pressões sociais e passam a exercer essas atividades, valorizam-as pelo motivo errado. Isso ocorreu no Brasil, durante o período Imperial: sem atividades diversificadas, a maioria da população voltou-se às atividades extrativistas, valorizando-as pelo lucro e não sua importância social. Todos esses fatores levam as pessoas a deixarem de enxergar aquilo pelo qual lutam.
Lutar pelos nossos desejos, é isso, que fazemos. Contudo, devemos atentar a alienação, para que não nos afastemos de nossas buscas. O governo deve estimular as empresas à promoção de uma padronização salarial, em relação às diversas profissões, assim favorecendo a diversificação profissional, desafogando a concorrência de alguns cursos. Assim realmente estaríamos lutando pelo que queremos, sem pressões, valeria a pena.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás