Título da Redação: dialogo entre a ciência e a sociedade

Proposta: Coisas pelas quais vale a pena lutar.

Redação enviada há mais de 2 anos por almada21


Quantas ideias uma pessoa normal tem na cabeça? Ás vezes essa ideia pode ser muito útil, mas será que essa ideia é aceita pela ciência? Existe um abismo gigante entre a ciência e a sociedade que às vezes nos faz perguntar: Será que as interações entre sociedade e ciência são o bastante?
A educação brasileira hoje está num sistema que é chamado de “clivagem ideológica”, isto é, filtragem. Essa filtragem faz com que a ciência e a sociedade se afastem ainda mais um do outro, já que a sociedade depende da ciência e vice-versa.
Ciência é um sinônimo para conhecimento, mas esse conhecimento é restrito; somente pessoas capacitadas podem adquirir certo tipo de conhecimento. Essa filtração não é vista em países como os Estados Unidos, a Europa, a Austrália, a Nova Zelândia e os Tigres Asiáticos, principalmente o Japão.
Mas os cientistas, os conhecedores, também estão em um dilema. Eles têm medo de verem seu trabalho de pesquisa vitimado, confundido com a disputa de espaço de poder, mas não deveriam. Se a pesquisa deles fará a sociedade ter uma vida melhor, eles não deviam ter medo de sua pesquisa virar algo desse tipo. Sem falar que o poder em si ficou mais difícil de ser exercido, mas mais fácil de ser perdido.
Resumindo(sintetizando), o maior desgastado com este problema é a educação, que, se fosse para todos de verdade, nós teríamos avançado ainda mais, e a ciência finalmente poderia ser compreendida pela sociedade e pelas pessoas.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

Não existem comentários. Seja o a comentar neste texto.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás