Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Ciberativismo: Ferramenta de protesto ou falso ativismo?

Redação enviada em 04/10/2016

A primavera dos povos, na Ucrânia, foi um movimento de manifestação poílita histórica contra o Estado, e teve sua propagação e divulgação nas redes sociais, convocando as pessoas a protestar. Entretanto, o gorverno tentou proibir o uso da internet, submetendo à liberdade de expressão, mas a tentativa foi frustada. Sendo assim, reconhece-se que a internet é um meio público, na qual há a expressão e a exposição. Em primeiro plano, observa-se que o ativismo social realiza divulgação de ideias antes impublicáveis, por proibição ou por medo. Devido a haver um engajamento político de certas mídias de grande audiência nacional, algumas notícias nao chegam a sociedade brasileira, o que provoca um desconhecimento de alguns assuntos, principalmente, relacionado à política, e a internet, por ser um espaço público, contribui para a divulgação. Outros assuntos que não são divulgados são de origem social, na qual, por medo a pessoa utiliza o modo anônino para expressar situações de violência contra a mulher, racismo, homofobia... Entretanto, em segundo plano, há o delírio opinativo, o "dever" de todos de opinar sobre qualquer temática, tanto social quanto política. Tendo em vista esse contexto, atualmente, a maioria das pessoas desconhecem o assunto, e com uma simples leitura de uma publicação individual, o usuário propicia sua ideia sem embasamento que pode causar réplicas e tréplicas sobre o assunto, propiciando discurssos de ódio. Com isso o espaço virtual regrede o conhecimento das pessoas? Pelo contrário, em terceiro plano, percebe-se que o facebook contém uma ferramenta de dar preferências a postagens mais populares e curtidas, que tendem por likes ou deslikes serem uma distinção de posts de grande conhecimento do assunto ou não, é uma interação da rede, que demostra a qualidade da publicação. Sendo assim, a rede social pode proporcionar conhecimento e uma capacidade discursiva, através de leituras, adquirindo conhecimento. Fica claro, portanto, que o ciberativismo tem como linguagem, a função apelativa e referencial. Porém, as escolas podem melhorar o defeito virtual do delírio opinativo, criando nos alunos o hábito frequente de ler, proporcionando provas a respeitos de livros, principalmente aqueles que envolvem questões sociais. Sendo assim, o embasamento iniciaria-se na base, e com a divulgação de ideias interessantes na internet, e exposição proporcionaria o conhecimento dos leigos."Eduquem as crianças, e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras.