Título da redação:

OS MOVIMENTOS E A REDES E MÍDIAS SOCIAIS

Tema de redação: Ciberativismo: Ferramenta de protesto ou falso ativismo?

Redação enviada em 23/07/2016

É notório que as redes e mídias sociais tendem a ser uma boa ferramenta de divulgação e organização de movimentos sociais, tal forma de divulgação apresentam opiniões a favores e contra ao uso desta ferramenta; Dentre os fatores relevantes destacam-se, à facilidade de interação com integrantes de um movimento e a organização, por outro lado a influência causada através das redes e mídias sociais pode gerar uma má interpretação do indivíduo que recebe a informação. Os movimentos sociais é uma forma de protestos que defendem interesses de uma classe ou minorias presente em uma sociedade, defendendo seus interesses e reivindicações, antes movimentos sociais eram organizados através de reuniões e assembleias, muitas das vezes cansativas e difíceis de organizar. O excesso e a falta de informação transmitida através das redes é um dos maiores problemas hoje enfrentados pela sociedade, podemos citar como exemplo uma polêmicas nacional, o caso da menina carioca estuprada por trinta homens, tal notícia chocou o país gerando opiniões que culpavam a vítima e que defendiam, com isto em contraposição movimentos feministas lutavam nas ruas do rio de janeiro protestando contra violência contra mulher para que as pessoas se sensibiliza-se e acaba-se a cultura de culpar a vítima, no entanto estes fatos que ocorreram acabaram se limitando a pouca divulgação do movimento e também o julgamento da vítima ficou limitado as informações e desinformações oferecidas a sociedade através das redes e mídias sociais. A solução para que estes fatos negativos cessem seria a cautela de cada divulgação em mídias sociais onde antes de postar algum artigo, movimento ou opinião, Obter o máximo de informação e clareza que comprove a procedências das informações e que vá gerar o mínimo de dúvidas a quem vai receber a informação, para que não haja falsos julgamentos e compartilhamentos de informações equivocadas que podem comprometer a imagem do emissor da informação e também o objetivo do movimento.