Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Brasil: pátria educadora? A educação contemporânea brasileira.

Redação enviada em 01/11/2017

A educação, no Brasil, já existia antes mesmo da colonização. Os índios tinham seu próprio modelo de ensino, o qual era transmitido ao restante da aldeia pelos mais experientes. Ao decorrer dos séculos, o modelo pedagógico sofreu várias alterações, porém não direcionou as pessoas para a vida real em coletividade. Nesse contexto, deve-se analisar os desafios que o país encontra para produzir uma educação viva e contemporânea. A fragmentação do ensino é um dos principais paradigmas educacionais. Isso decorre do modelo pedagógico influenciado pela industrialização da década de 1950, pois se fazia necessária uma pedagogia voltada ao abastecimento da mão-de-obra, o que fez a escola atuar como uma linha de produção, ou seja, ser segmentada. Lamentavelmente, esse cenário ainda é comum e, por consequência disso, as crianças vão fragmentadas para um mundo que tem problemas universais e, ao se depararem com essa realidade, elas desenvolvem sentimento de impotência, ansiedade e frustações. Além disso, nota-se ainda, que o isolamento das escolas também é um grande desafio a ser superado na educação. Isso decorre do período da Ditadura Militar, pois, para atender aos objetivos dos governantes, as escolas passaram a ser uma espécie de prisão, onde era vedada aos alunos a difusão de conhecimentos que produzissem senso crítico e mostrassem a realidade. As instituições de ensino, infelizmente, ainda reproduzem esse modelo pedagógico. O resultado disso são pessoas cada vez mais individualistas e pouco integradas ao meio coletivo. Torna-se evidente, portanto, que a educação brasileira precisa ser reajustada para melhor preparar os alunos para a vida. Em razão disso, o Ministério da Educação, em parceria com intelectuais e pedagogos, deve discutir e aprovar uma reforma curricular do ensino infantil, fundamental e médio. Essa reforma deve incentivar a interdisciplinaridade entre os conteúdos vistos em sala e aumentar a carga horária de aulas extraclasse para que os alunos possam unir esses conteúdos ao mundo real. Além disso, as Secretarias Municipais de Educação devem, periodicamente, ir às escolas do município fiscalizar se elas estão realizando o que foi determinado na nova reforma. Dessa forma, os alunos serão, de fato, direcionados à realidade que vivem.