Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Brasil: pátria educadora? A educação contemporânea brasileira.

Redação enviada em 17/10/2017

Para o educador, Paulo Freire, a educação deve ser de forma ampliada para que a escola ensina o aluno a “ler o mundo” para poder transformá-lo. No entanto, esta aplicação não é empregada no ensino brasileiro, haja vista que, mesmo com as propostas para mudanças, é imprescindível adotar medidas para amenizar os entraves para uma educação plena do país na atualidade. Mormente, para desenvolver uma educação, como proposta por Freire, os alunos devem compreender sua situação em que estão inseridos na sociedade para agir e interpretá-las em favor do seu benefício. Porém, grande parte dos estudantes aprenderam a ler e escrever, mas não entendem nem interpretam os textos lidos. Segundo dados do IBOPE de 2005, a taxa de analfabetismo funcional era de 68% dos alunos no ensino médio e 38%, em 2010, em ensino superior. Logo, houve o emprenho por parte do governo apenas para diminuir as taxas de analfabetismo absoluto no país sem se preocupar com a qualidade do ensino. Além disso, convém acrescentar que a disparidade entre as escolas públicas e privadas são enormes, como também entre negros e não negros. Logo, essas diferenças no ensino público, como infraestrutura, condições econômicas par manter o estudo, dificuldades com os familiares - que também são de baixa escolaridade -, gravidez na adolescência, criminalidade e envolvimento com a AIDS impossibilitam o desenvolvimento da educação no pais. Exemplo disso está no documentário “nunca me sonharam” 2017, evidenciando as dificuldades do ensino público. É importante, dessa forma, mitigar as diferenças da educação no Brasil para proporcionar oportunidade de ensino aos menos favorecidos. Para isso, o Governo, por meio do MEC, deve ampliar as cotas de escola pública para ensino superior com a criação de incentivos fiscais nas faculdades particulares a fim de proporciona oportunidade de ensino e condições econômicas. Ademais, em parceria com as escolas, deve capacitar os professores do ensino básico com cursos anuais de aperfeiçoamento para melhorar o ensino à compreensão da leitura dos alunos.