Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Brasil: pátria educadora? A educação contemporânea brasileira.

Redação enviada em 20/10/2016

O filósofo Kant disse: “a Educação é arte, cuja prática necessita ser aperfeiçoada por várias gerações". Nesse sentido, é fundamental que o Brasil continue a implementar medidas de restruturação do ensino básico, principalmente, em relação ao tempo, espaço e aos conteúdos disciplinares oferecidos. Em primeiro lugar, vale ressaltar que, nas últimas décadas, a escolarização básica no país alcançou algumas conquistas: as ações do Ministério da Educação (MEC) e a promulgação de leis específicas, como a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional (LDB), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). De certa forma, essa mobilização permitiu um avanço na flexibilidade do currículo, das avaliações e da organização do ensino. Nesse sentido, os programas escolares de tempo integral, implantados em algumas escolas públicas do país, são exemplos do desenvolvimento de novas habilidades, maior tempo de permanência na escola e a qualificação do ensino. Em segundo lugar, é preciso dizer que reorganizar temporalidade, espaçialidade e currículos parece ser um dos grandes desafios da educação nacional. Assim, inicialmente, teremos que romper as barreiras colocadas pelos modelos educacionais ao longo dos anos, como a exigência de que todos os alunos apendam num mesmo tempo e espaço, os mesmos conteúdos. Para isso, pensar e agir coletivamente o percurso da aprendizagem permitirá a construção de uma pátria educadora que visa o ser humano em desenvolvimento físico, biológico, psicológico e cognitivo. Portanto, trabalhar esses elementos na proposta pedagógica deve ser uma medida adotada pelo Estado e a escola em parceria com empresas, ONGs, associações, universidades, órgãos militares e voluntários. Além disso, o próprio espaço escolar deve ser reinventado pelas instituições de ensino por meio de palestras, oficinas e trabalhos de campo, que sugiram contextos significativos de aprendizagem. Essas ações facilitarão a troca de experiência entre professores, alunos, funcionários, familiares e comunidade do entorno.