Título da redação:

EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL

Tema de redação: Brasil: pátria educadora? A educação contemporânea brasileira.

Redação enviada em 18/01/2016

A educação integral diz respeito à integralidade do sujeito, propondo trabalhar com o ser humano de forma mais ampla, esse conceito vai além dos aspectos da racionalidade ou cognição, dar-se importância também um olhar, às artes, à estética, à música, significando desenvolver as dimensões afetivas, artísticas, espirituais, os valores, a saúde, e o corpo. Um dos pontos principais que a envolvem tem a ver com outra lógica de aprendizagem. O ser humano não aprende só na escola, ele vem adquirindo conhecimentos durante toda a vida. Essa relação que a educação integral tem com o espaço e o tempo passa ser diferente da forma tradicional de educação que vivemos nossas escolas públicas. Para que Educação integral seja plenamente trabalhada, a escola deve levar em conta a necessidade de ter mais tempo e mais espaços de aprendizagem e isso exige ter mais planejamento pedagógico para aproveitar de forma mais transversal esse tempo. A educação em tempo integral deve ser transformada numa educação integrada onde a transversalidade dos conteúdos trabalhados sejam de forma mais conectada e o diálogo com a realidade do aluno devem ser uma constante nas escolas que adotam esse modelo. Precisamos mudar a forma de pensar e fazer educação, não basta ter oficinas no contra turno, é preciso muito mais. Elas têm que dialogar mais com os alunos, com o que eles trazem de sua realidade e de suas comunidades.