Título da redação:

Desafios do sistema educacional brasileiro

Tema de redação: Brasil: pátria educadora? A educação contemporânea brasileira.

Redação enviada em 20/10/2018

Observação: corretor(a), avalie minha redação levando em consideração que o TÍTULO dela é o meu TEMA. Estou estudando para uma avaliação escolar e meu título é o tema cobrado. Tentei escolher o tema (do Projeto Redação) mais parecido possível. Desculpe por essa observação, imagino que não seja permitido. Não repetirei esse feito e obrigado pela compreensão. Desde os primórdios da humanidade, o ensino e a aprendizagem são ferramentas cardeais para o desenvolvimento de uma sociedade. Nesse âmbito, a partir da Revolução Industrial, que, por conseguinte, proporcionou constantes avanços tecnológicos, nota-se que os países que não acompanharam as inovações mundiais permaneceram utilizando metodologias obsoletas, enquanto outras nações já deixaram no passado. Essa prática pode ocasionar problemas sociais e econômicos para o Brasil, uma vez que a educação está envolvida. Assim, infelizmente, o ocorrido não se deve somente por conta da negligência governamental, mas também ao ambiente precário das escolas que se tornou um desafio para o ensino. Convém ressaltar, de início, que a desatenção dos governantes em relação ao estudo, além de acarretar em problemas graves para escola também afeta o resto da população. De acordo com os dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é o país mais violento do mundo nas escolas. Posto isso, infere-se que os condutores da violência são os professores ou alunos, tendo em vista que esses estão presentes no local. Entretanto, com os fatos, torna-se nítido que o condutor desse problema é algo mais amplo. A negligência do governo com o ultrapassado sistema educacional imposto se destaca, pois, a função primordial da escola de preparar os estudantes para o meio social não é eficaz, em vista do país também ser um dos líderes em feminicídio e latrocínio, ou seja, fora do âmbito escolar. Além disso, é válido ressaltar também que o ambiente escolar é um desafio para o ensino, visto que não corresponde ao necessário para o educador. Nesse cenário, embora a Constituição de 1988 garanta a educação para todos, não é assegurado que as escolas serão de qualidade. O Brasil, conforme o IBGE, fornece mais cursos de Direito do que todo o resto do mundo, um investimento propício ao fracasso, de tal forma que grande parte dos estudantes visam a absurda quantia que mantém o Poder Legislativo. Desse modo, a população brasileira enfrenta uma série de investimentos sem resultados: a infraestrutura de grande parte das escolas é precária, o material didático apropriado está escasso e falta motivação para o profissional da área, pois o capital investido na educação é semelhante aos países desenvolvidos, porém não há resultados visíveis. Diante dos fatos mencionados anteriormente, é indubitável afirmar que o Brasil necessita de melhorias para modernizar sua educação. Logo, cabe ao governo e o Ministério da Educação (MEC) apropriarem-se da Revolução Industrial e Informacional, que, mesmo acontecendo tardiamente no país, podem fornecer inúmeros benefícios tecnológicos para a educação. Além disso, é necessário inovações na filosofia e base curricular de estudo, a partir de aulas mais práticas, culturais e coletivas – esta na qual tem o poder de transformar o interesse dos estudantes e facilitar o entendimento – é possível deixá-los mais compromissados e ambiciosos. A fim de que, o professor, com materiais amplos e uma liberdade maior, consiga fazer o seu trabalho, trazendo valorização e visibilidade para o próprio, já que são eles que alimentam a maior riqueza de qualquer pessoa.