Título da redação:

A educação pública precisa ser revisada

Tema de redação: Brasil: pátria educadora? A educação contemporânea brasileira.

Redação enviada em 28/03/2016

O acesso à educação de qualidade é direito de todos e dever do Estado, segundo a Constituição Federal. No entanto, a posição do Brasil em exames como o PISA e as 829 mil redações que obtiveram nota zero na prova de redação do ENEM 2014 evidenciam o descumprimento de tal obrigação. Nesse sentido, é preciso rever o sistema de ensino no Brasil, a fim de que se possa oferecer uma escola na qual o brasileiro possa, de fato, desenvolver suas habilidades. O atual modelo de gestão do sistema educacional brasileiro se mostra ineficiente diante das necessidades da população. A falta de compromisso de agentes públicos somada à fiscalização ineficiente por parte dos órgãos reguladores, como os Tribunais de Contas Estaduais, fazem com que as estruturas física e tecnológica oferecidas pelas escolas não alcancem o nível satisfatório. Dessa forma, adotar, urgentemente, um modelo de gestão de recursos eficiente se torna uma necessidade. Além disso, embora o professor seja o principal recurso a ser oferecido aos alunos no processo de ensino-aprendizagem, ele se mostra despreparado para tal missão. Hoje, no Brasil, o que se vê são faculdades oferecendo péssima formação em cursos de licenciatura e, como consequência, analfabetos funcionais assumindo salas de aula para alfabetizar crianças. O resultado é desastroso! Portanto, é preciso investir na formação de professores competentes, remunerá-los à altura de outras profissões de mesmo nível de formação e cobrar-lhes resultados concretos. A falta de escolas públicas de qualidade no Brasil é realmente um problema: há um modelo de gestão ineficiente e professores mal formados e mal remunerados. Diante disso, é necessário que o Governo Federal seja o único responsável pela gestão geral do sistema de ensino, enquanto a própria escola, em conjunto com pais e alunos, faz a gestão local, sem intermediários. É preciso também implementar a carreira do magistério federal, responsável pela formação, remuneração e fiscalização dos professores da educação básica. Assim, será possível oferecer escola de alto nível em todos os recantos do país e fazer com que a posição no PISA se aproxime da de países como Finlândia e Coreia do Sul.