Título da Redação: Um sonho ainda longe do real

Proposta: Brasil: o destino dos sonhos.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Brenda Belo


Por muito tempo conhecido por atrair turistas do mundo todo graças a suas belezas tropicais e população hospitaleira, o Brasil nos últimos dez anos tem assumido uma posição mais importante no cenário internacional. Sem deixar de lado o turismo, o país tem sido palco da entrada de grandes levas de imigrantes que aqui chegam em busca de melhores condições de vida. Mas, como conciliar essa recepção de estrangeiros a qualidade de vida deficitária de uma nação que recentemente estampou as capas da revista britânica "The Economist" como um local de economia estagnada e "atolada em um pântano " ?
Marcado por alta empregabilidade e alcance do título de sexto país mais rico do mundo, os anos 2000 mostrariam-se favoráveis aos brasileiros. A crise da Zona do Euro também apoiou esse otimismo com a expulsão de trabalhadores para o país verde e amarelo.
Porém, a estagnação do crescimento industrial, aliada aos constantes escândalos de corrupção no país, reverteram esse cenário. A desvalorização de sua moeda pôde ser sentida no aumento do custo de vida em diversas cidades contribuindo para a queda do padrão de consumo e gerando grande insatisfação na população local. Como resultado desse processo, pôde-se assistir às manifestações de 2013 deflagradas pelo aumento do preços das passagens de ônibus.
Além disso, destacam-se os graves problemas relacionados à saúde e educação. No ano de 2014, os colégios brasileiros colocaram-se , mais uma vez, como uns dos mais atrasados do mundo. A saúde pública, por sua vez, permanece sem oferecer incentivos à atração de médicos bem capacitados e dispostos a trabalhar ali.
A situação social e econômica do país coloca-se, portanto, como um entrave à adequada incorporação de estrangeiros deslocados para cá. Faz-se necessária, assim, a intensa atuação do Estado na economia- oferecendo subsídios às atividades industriais e crédito ao consumo- na saúde - com o incentivo a atuação dos médicos no setor público e redução da burocracia para o destino de verbas - e na educação - com a adoção do ensino médio profissionalizante. Só assim, o cenário de sonho por muitos imaginado poderá, de fato, ser real.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás