Título da Redação: Um país de multiplicidade

Proposta: Brasil: o destino dos sonhos.

Redação enviada há quase 3 anos por Isadora Saliba


Sabemos que o Brasil é um país cultural, que possui riquezas naturais, além de possuir a sexta maior economia do mundo, e ocupar o quinto lugar na população mundial. Não podemos nos esquecer de nossa hegemonia no esporte mais popular do mundo, o futebol. Além disso, nosso país é constituído por uma enorme massa de imigrantes, o que faz com que haja uma cultura diversificada e um grande valor histórico.
Porém, não podemos esquecer de que muitas pessoas possuem uma ideia errônea ou muito superficial sobre o país. A mídia muitas vezes transmite a imagem de um Brasil conturbado, violento, além de remeter o pais à um lugar apenas de festas e supérfluos. Muitas vezes, isso acaba influenciando a concepção dos próprios brasileiros acerca de seu país, que passam a desvaloriza-lo. Todavia, o Brasil também é um país bem visto por muitas pessoas ao redor do mundo. Todos deveriam depreender que nossa desigualdade é fruto de um país que nasceu da desigualdade e hegemonia da aristocracia individualista que escravizou e maltratou os nativos.
A partir de nossa diversidade de culturas, de toda a beleza natural, e principalmente da oferta de serviços em diferentes áreas, o Brasil recebe muitos imigrantes. Esse processo de imigração é muito importante e deve ser valorizado, afinal o país cresceu e se desenvolveu a partir de muitas imigrações. É justamente com diversidade de gêneros, culturas e costumes que um esse lugar deve ser constituído, pois essa disparidade é histórica e não deve ser abandonada.
Não podemos esquecer que há certa exploração por meio de algumas indústrias que se aproveitam dos imigrantes, muitas vezes escravizando-os. Portanto, chegamos à conclusão de que a imigração no Brasil é essencial, para que essa cultura não se extingue, além do fato de que muitas pessoas saem de seus próprios países a fim de se livrar da miséria em busca de oportunidades, por isso, devemos nos manifestar seja por meio de redes sociais ou através da mídia, para que todos tenham consciência de que os imigrantes fazem parte de nossa cultura, e devem ser recebidos como indivíduos essenciais, e valorizados. Afinal, como disse sabiamente Milton Nascimento em sua música: “Aqui sou povo sofrido, lá eu serei fazendeiro, terei gado, terei sol...”.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás