Título da Redação: O Brasil, seus encantos e desigualdades

Proposta: Brasil: o destino dos sonhos.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Shirley Lino


Desde a última década, o crescimento da economia brasileira tem despertado a atenção de população mundial. A partir disso, podem-se analisar os efeitos dessa notoriedade nacional em diversos segmentos, como a economia, turismo e as políticas de imigração. Porém, apesar da grande contribuição cultural e econômica que esse processo possa trazer ao país, há de se considerar os riscos inerentes a desordenação imigratória, que pode culminar em vários problemas sociais e assolar irreversivelmente àqueles que buscam aqui uma vida melhor.
A diversidade cultural, as belezas naturais e a receptividade da população brasileira elevou o país a um dos destinos de viagem mais cobiçados mundialmente. Sobretudo, o crescimento e estabilização econômica têm sido um forte atrativo imigratório. Logo, se faz necessário considerar o fluxo desse movimento, muitas vezes oriundos de país subdesenvolvidos, cujo a população procura melhores condições de vida.
Com isso, aumenta-se a preocupação do estado com as consequências que esse processo possa firmar, desde a intensificação dos problemas sociais já existentes no país, até a depuração da dignidade humana daqueles que ingressam no território brasileiro. Registram-se, principalmente em áreas de fronteiras, imigrantes submetidos a condições degradantes, como subempregos ou mesmo trabalho escravo, além de fortalecimento da desordenação da malha urbana.
Portanto, é necessária uma imediata intervenção estatal sobre o movimento migratório, que possibilite o firmamento de políticas inclusivas, na área de educação, saúde, trabalho e outras questões sociais. Deve-se ainda intensificar a fiscalização que assegurem os direitos do trabalhador, além de buscar apoio na mídia através da conscientização sobre diversos direitos e deveres do cidadão. Só assim será possível construir uma sociedade mais justa, igualitária e pautada no desenvolvimento digno do ser humano, independente da nacionalidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás