Título da Redação: O brasil e suas utopias

Proposta: Brasil: o destino dos sonhos.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Gabriella Glioche


O Brasil, por apresentar localização estratégica no globo, ou seja, deter grandes recursos hídricos, florestas tropicais e estar no meio de uma placa tectônica, é alvo de milhares de imigrantes que muitas vezes estão a procura de trabalho. Entretanto, é importante verificar que essa instalação ao território muitas vezes não é benéfica para a população brasileira, uma vez que pode diminuir a oferta de empregos e hipertrofiar mais ainda o setor público.
Tendo em vista a beleza tropical brasileira, muito retratada em textos românticos da literatura- como a Canção do Exílio- e sua grande biodiversidade, diversas empresas privadas instalam-se no Estado para usufruir de tal recurso, seja na agricultura para a plantação de alguma leguminosa, seja na utilização da fauna e flora para formação de fármacos. Com isso, há maior geração de empregos na atividade, o que beneficia e evolui a economia. Para tal, muitos imigrantes, tendo conhecimento acerca do assunto, migram para essas regiões com objetivo de arranjar emprego, tirando assim, uma possível vaga para o brasileiro.
Além disso, é importante ressaltar a falta de infraestrutura por parte de setores públicos, principalmente no ramo da saúde e educação. É evidente a carência de hospitais públicos, de investimentos em tecnologias necessárias para certos procedimentos médicos à população e remédios. No ramo educacional, a situação não diferencia-se: professores mal remunerados e número baixo de escolas municipais e estaduais, reflete em uma constante greve desse profissionais em busca de melhoria. A quantidade e infraestrutura já não é necessária para os que residem no país, muito menos ainda para os imigrantes que entram e terão acesso à esses serviços.
Portanto, mesmo sendo importante a diversidade étnica e cultural para um povo, é preciso que haja medidas governamentais, como a criação de leis que destinam 70% dos impostos à construção de mais hospitais e escolas, bem como o aumento de salários dos professores da rede. Além disso, os Estados devem, a partir de incentivos fiscais, atrair mais empresas privadas, afim de gerar mais emprego e desenvolvimento do país, sendo possível, depois, a imigração de pessoas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás