Título da Redação: Desequilíbrios que atrapalham os sonhos

Proposta: Brasil: o destino dos sonhos.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Daniela Ramos


O Brasil é bem visto internacionalmente, sendo considerado um lugar desejável de se morar. Os motivos são vários, entre eles a grande riqueza cultural e matriz étnica, sua boa relação com a maioria dos países, afastando a possibilidade de guerras e, na área econômica, alta empregabilidade e um elevado PIB. Fatores, que juntos, atraem imigrantes, principalmente da América Latina e despertam o interesse do mundo quanto a vida no país.
Contudo, a "realidade Brasil" nem sempre é boa. Nossa sociedade é muito diversa, mas não tão tolerante quanto aparenta. As condições de vida, oportunidades e efetivação dos direitos básicos também ficam aquém do esperado, causando naqueles que vem para o Brasil, e na própria população, muitas vezes otimista. Portanto, é ingenuidade ou ignorância imaginar o Brasil como uma " terra dos sonhos". Todavia, ele pode avançar nessa direção, a partir do momento que as oportunidades e direitos sejam, de fato, justos e equivalentes para todos, brasileiros ou imigrantes, ricos ou pobres.
Assim, para que haja progresso, é necessário, num empenho integrado da sociedade, organizações e governo, diminuir as concentrações, notoriamente de renda e de terra. Isso é possível quando o acesso a educação de qualidade for gratuito, possibilitando equidade de competição entre os indivíduos e, consequentemente, reduzindo os abismos sociais. Também é possível acolher os imigrantes, já que a densidade demográfica não é muito elevada. Porém, um dos grandes empecilhos, inclusive para os brasileiros, é a concentração de terras, não apenas nos campos, mas também nas cidades, o que gera especulação imobiliária e aprisiona os assalariados a alugueis astronômicos ou condições de moradia precárias.
Em suma, podemos e devemos receber imigrantes, especialmente quando esses são qualificados, mas é essencial ter controle com esse fluxo, para assegurar que eles tenham trabalhos adequados e condições dignas. Da mesma forma que o país precisa de mudanças estruturais, para funcionar harmoniosamente, proporcionando oportunidades e justiça a todos. E com campanhas governamentais, de ONG's e exposição midiática, mostrar para a população que ter imigrantes é algo saudável e importante na construção de uma nação.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás