Título da Redação: Brasil: a alternativa dos sonhos

Proposta: Brasil: o destino dos sonhos.

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


Os avanços alcançados pelo Brasil nas últimas décadas vêm consolidando o país como um dos mais bem-sucedidos entre os BRICS. A estabilidade econômica trazida pelo real, as imensas riquezas naturais e a importante redução da miséria no território nacional chamam a atenção de pessoas que procuram um novo lar fora de suas nações de origem. Mas é preciso não superestimar esses fatos. Será mesmo o Brasil do século 21 um bom país para se morar?
A preferência de emigrantes pelo Brasil não é resultado das ótimas condições do país. Pelo contrário, ao analisarmos de perto revelam a decadência da nação. O perfil dos que buscam o Brasil é algo notável, a grande maioria é originaria de países miseráveis, devastados por guerras ou desastres naturais. Entram no país graças a fraca legislação sobre o assunto e a falta de fiscalização nas fronteiras. Haja vista muitos haitianos que após os terríveis terremotos que assolaram seu país tiveram sua entrada barrada em diversas nações, chegando ao Brasil como alternativa.
Dentre os fatores que geram repelência destaca-se a imaturidade política. O país está sofrendo uma de suas maiores crises, deflagrada pela descoberta de esquemas de desvio de dinheiro público na Petrobras, uma das maiores empresas nacionais. A frequência com que se vê tais notícias revelam um país cujo governo é mais fruto de medo do que de suporte para os cidadãos. Além disso, desestruturam a economia, sucateiam a infraestrutura e preocupam a população que com medo não de desenvolve, não investe e adia indefinidamente seus projetos.
Portanto, o Brasil ainda está longe de ser o destino dos sonhos. É necessário, primeiramente, que a fonte de comparação seja trocada por países que possuam os mais altos índices de desenvolvimento humano e econômico. Isso produzira uma população com a real perspectiva do quanto a nação é prejudicada pelo estado de desgoverno que se arrasta a décadas. Somente assim será possível a criação de um país que figure não meramente como uma das alternativas em meio ao caos, mas sim como a melhor das opções para se estabelecer uma via digna.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás