Título da redação:

Ler é necessário

Tema de redação: Atual cenário da leitura no Brasil: realidade favorável ou falta incentivo?

Redação enviada em 05/10/2015

A leitura de um bom livro pode revolucionar a mente humana, tendo o poder de abrir a consciência e fomentar ideia, valiosas para seus leitores. Infelizmente, no Brasil, uma minoria de pessoas fazem uso dessa ferramenta de conhecimento. Segundo a Federação de Comércio do Rio de Janeiro, 70% dos brasileiros não leram pelo menos um livro no ano de 2014. Qual será o motivo dessa falta de interesse? Um dos principais fatores decorre da deficiente escolarização brasileira, em especial no passado, em que as taxas de iletrados eram gigantes. A partir de 1960 ocorreu um avanço significativo do ensino, porém tardiamente e na mesma época em que chegava a era da TV. Portanto a nação pulou do analfabetismo, direto para o audiovisual. Desfavorecendo a construção de uma cultura que incentive a leitura. Outro fator ponderante transcorre da popularidade do Rádio, onde a sociedade ao passar dos anos se familiarizou bastante com uma comunicação oral. Os governantes do Brasil, por sua vez, investem pouco em bibliotecas. E aplicam poucos incentivos financeiros em projetos que objetivem a valorização nacional do hábito de ler. Como por exemplo, o movimento Bookcrossing, que o programador americano Ron Hornbaker resolveu organizar , no qual os livros são “libertados” em espaços públicos à espera de alguém que se interesse em levá-los para ler. É preocupante uma sociedade pouco leitora, ficando submissa aos grandes e tradicionais veículos de comunicações, para obter conhecimento e informação. Se faz importante o governo promover campanhas publicitárias, visando uma incitação a leitura de livros, para uma maior diversificação sociocultura e científica da população. Fazendo a divulgação desses movimentos por meio das mídias televisivas e cibernéticas, O ministério da educação deve planejar, junto a todos os professores,das escolas do país, formas pedagógicas inovadoras de incentivar os alunos a ler livros. Como por exemplo, provas que tenham como temática a obra de um autor.