Título da redação:

A negligência perante a leitura nas escolas no Brasil.

Tema de redação: Atual cenário da leitura no Brasil: realidade favorável ou falta incentivo?

Redação enviada em 15/10/2015

O cenário atual da leitura no Brasil é uma problemática, já que a maioria dos brasileiros não lê. Pois não há na maioria das escolas o incentivo a leitura, mas existe no primeiro momento a preocupação do aluno em tirar notas acima da média ou ser reprovado. Neste contexto a falta de interesse do educando em ler está associado à ocultação do Governo em investir na melhoria da educação, na qualidade de trabalho dos professores, além da falta de disciplinas diversificadas que estimule o prazer á leitura nos alunos e por conseqüência na sociedade como um todo. No Brasil estimasse que 70 % dos brasileiros não leram no ano de 2014 segundo o Ministério da Educação. Essa situação tem maior impacto no ensino fundamental, em que a ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) divulgou no ano de 2014 que, 33,96% dos alunos do 3° ano do ensino fundamental só conseguem, por exemplo, achar informações explícitas apenas em textos curtos, ou se elas estiverem na primeira linha de um texto mais comprido. Tal dado deixa clara a realidade da falta de incentivo da leitura nas escolas públicas e privadas no Brasil, que está totalmente ligado a entrada tardia desse aluno ao ensino educacional e também ao alto índice de analfabetismo vigente no país. Relacionado ao analfabetismo no país houve uma queda de analfabetos, no entanto, há ainda 13 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais, segundo o IBGE. Por conseqüência é quase improvável um cidadão sentir prazer pela leitura se nunca tiver se quer contato com as palavras, assim sem saber os significados da junção das mesmas. Somado a essa falta de incentivo à leitura, existe a falta de estrutura para quem tem o desejo de aprender e que sente o prazer em ler. Haja vista que as condições precárias das escolas públicas, por exemplo, a falta de livros, de professores e de alimentação, retrocede o incentivo à educação.. Infelizmente conseqüentemente a leitura, já que existe o padrão de aluno das escolas estaduais e municipais, que comparece na instituição, por exemplo,com fome e tal condição social compromete diretamente o interesse desse aluno em ler e escrever. Além dos métodos arcaicos de ensino que visa que o aluno seja somente um cidadão disciplinado, que replique informações e que não desenvolva seu senso crítico, sua criatividade subjetiva. Por final, gera um cidadão reprimido, com falta de opinião própria e com medo de expor sua subjetividade na sociedade. Concluí-se que a falta de incentivo a leitura pode ser solucionada se os Governos estaduais, juntamente com o Governo federal investir adequadamente e igualmente nas escolas estaduais e municipais, com a melhoria da estrutura para acolher o aluno, com melhoria da alimentação, a renovação dos livros da grade curricular, para livros interativos e que estimule o prazer a leitura desde o ensino fundamental.Além da capacitação de professores que ensine uma nova disciplina como por exemplo: “ O prazer de ler e aprender”, somado a projetos no final de semana nas escolas, com trocas de livros entre alunos.Tornar a leitura e o aprendizado como algo prazeroso e não somente como algo necessário para mudar de vida é fundamental para estimular a leitura para toda a sociedade.