Título da redação:

A leitura como método de transformação sociocultural

Tema de redação: Atual cenário da leitura no Brasil: realidade favorável ou falta incentivo?

Redação enviada em 28/09/2016

É notório que, no Brasil, a leitura não é um hábito rotineiro. Os grandes clássicos brasileiros - como Machado de Assis e Guimarães Rosas - passam, em muitos momentos, despercebidos às vistas dos cidadãos nacionais, isso explica-se por fatores que tangem a cultura e, sobretudo, a educação. Entretanto, sabe-se perfeitamente que a leitura, quando incentivada, exerce visível transformação social. Dados estatísticos levantados a cerca do tema demonstram que o brasileiro lê, em média, quatro livros ao ano, esse número tende a reduzir-se com passar do tempo e o efeito da redução influi negativamente em diversos meios sociais. Ainda, é possível perceber a predileção do cidadão brasileiro: entre um best-seller e uma compilação de Machado de Assis, prefere-se o best-seller. É bem verdade que não deve-se generalizar o aspecto da predileção, no entanto, em suma, nota-se uma inclinação pública aos best-sellers mais populares. Em face das explanações supracitadas, é possível, ainda, estabelecer uma relação direta entre o autor e o leitor: os best-sellers podem estar no topo da pirâmide de predileção porque são obras atuais e comunicam o período em que o leitor contemporâneo está inserido. Em contrapartida, as obras de Machado de Assis, Graciliano Ramos e Guimarães Rosas, como exemplo, não são, de modo geral, acessíveis - seja pela linguagem ou pelo período, este, por sua vez, é visivelmente distinto da realidade contemporânea. Nesse sentido, o período é um fator que influi de modo direito na escolha dos leitores, contudo, há clássicos que são atemporais e que precisam de um olhar cuidado e rígido do público, com efeito, as predileções voltam-se às leituras consideradas mais fáceis. No atual contexto de pouco interesse popular por obras literárias, medidas imediatas devem ser adotadas: a esfera pública deve incentivar a população, mediante publicidade, a praticar hábitos regulares de leituras. Já à longo prazo, o governo deve investir massivamente na educação pública. Perceber-se-á, portanto, uma transformação gradual e positiva na sociedade por meio da leitura.