Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As vantagens do uso de tecnologia na educação brasileira

Redação enviada em 28/06/2018

''0 ser humano é aquilo que a educação faz dele''. A frase do filósofo Immanuel Kant deixa nítido a relação de cuidado que uma nação deve ter com questões referentes ao ensino. Nesse sentido, o uso de tecnologias em sala de aula configura-se como um instrumento capaz de potencializar o aprendizado. Entretanto, na prática, ainda existe entraves que dificultam a viabilidade de seus serviços, os quais devem ser conhecidos e trabalhados. Em primeira análise, vale pontuar que aquilo que é novidade pode provocar nas pessoas estranheza ou até resistência. Considerando que em alguns locais o sistema educacional vigente ainda é o modelo tradicional, inovar torna-se uma dificuldade. É perceptível que muitos professores não estão preparados para alterar sua metodologia e os alunos nem sempre sabem usar a tecnologia a seu favor, uma vez que existe uma gama de distrações na Web que desfavorecem o educando no processo de aprendizado. Em segunda análise, destaca-se que mesmo com a visão de ensino mudando e as novas ferramentas tecnológicas retirando do professor o papel central da aula e transferindo para o aluno o encargo de pesquisador, a falta de recursos nas escolas é um dos principais impedimentos para o êxito dessa combinação. Dessa maneira, nota-se que investimentos que promovam essa interação e infraestrutura são necessários para acompanhar a evolução nas escolas e das necessidades da sociedade contemporânea. De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um organismo vivo, por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si visando seu funcionamento pleno. Desse modo, é necessário capacitar os professores para as novas demandas pedagógicas por meio de cursos específicos oferecidos pelos MEC a fim de promover novas dinâmicas em sala de aula. Cabe as escolas em conjunto com os pais estabelecer limites quanto ao uso dessas ferramentas, não excluindo do cotidiano do educando, mas implementando-as no ensino . Somente assim, o corpo biológico idealizado por Durkheim poderá funcionar de forma coesa.