Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As vantagens do uso de tecnologia na educação brasileira

Redação enviada em 03/06/2018

Nas reações químicas, de acordo com o cientista Lavoisier no século XVIII, a massa dos reagentes deve ser igual à massa dos produtos. Sob tal ótica, a inserção da tecnologia no ambienta escolar reflete benefícios proporcionais aos alunos. Cabe, diante do exposto, avaliar o legado positivo em prol de viabilizar, sobretudo, a qualidade do ensino brasileiro. A princípio, vale salientar a harmonia entre a maximização da aprendizagem e os aparelhos modernos. Desde a Revolução Industrial, em meados de 1789 na Inglaterra, a ciência visa facilitar o cotidiano dos indivíduos. Da mesma forma, os computadores, "tablets" e celulares auxiliam aos professores na explicação de conteúdos para os estudantes por meio de vídeos, animações e aplicativos. Tal circunstância decorre do aproveitamento da capacidade do cérebro no qual é dividido, segundo a biologia, entre as partes lógica e elucidativa, o que propicia a solidificação do conhecimento e a amenização das dificuldades nas disciplinas, haja vista os recursos empregados. Logo, efetiva-se, de fato, o papel primordial da escola: a transmissão do saber adquirido pela humanidade. Outro fruto benéfico é a mitigação da evasão escolar. Os educandos, imersos no mundo globalizado pautado no fluxo da informação, no passado sentiam-se repelidos pelo modelo tradicional de ensino. Contudo, nos dias atuais, os mecanismos tecnológicos citados anteriormente fomentam a aproximação dos aprendizes à escola e o contato com a educação. Desse modo, há possibilidade de formar cidadãos mais críticos e conscientes com participação ativa nas esferas científica, política, econômica e social do país. Portanto, o pensamento do filósofo grego Epicteto de que: "só a educação liberta" é ratificado e espelha uma conjuntura favorável na Terra das Palmeiras. Sendo assim, o Ministério da Educação pode promover a capacitação de professores e diretores a fim de modernizar a instituição estudantil a partir do uso da tecnologia. Para isso, é necessário que a ação ocorra por meio da realização de uma palestra ministrada por profissionais da informática e psicólogos com duração de três horas e conteúdo audiovisual. Espera-se, com isso, um produto construtivo advindo da proporcionalidade postulada pelo pai da química Lavoisier.