Título da redação:

Nativos Digitais

Tema de redação: As vantagens do uso de tecnologia na educação brasileira

Redação enviada em 05/06/2018

Para explorar o uso da tecnologia na educação, uma escola de inglês brasileira criou salas de bate-papo “on-line” para seus alunos conversarem com idosos norte-americanos que vivem em casas de repouso. Contudo, ainda são poucas as instituições de ensino que velem se dessas vantagens da inovação em prol de qualificar o processo pedagógico. Nesse contexto, seja devido ao desfalque do ensino tradicional com a atualidade, seja à maior gama de informação que os jovens têm acesso, é necessário que as escolas busquem se beneficiar mais com a modernidade. Primeiramente, é notório que a educação tradicional não corresponde mais à realidade dos jovens. Nesse viés, a maneira expositiva de ensinar – com alunos sentados em fila e o professor na frente – não é atrativo e não atende as necessidades da atual geração de nativos digitais. De acordo com o pedagogo Paulo Freire, o educador deve valorizar e respeitar a cultura dos educandos, levando em consideração os conhecimentos empíricos – no caso a tecnologia -, para então ter uma satisfatória construção do conhecimento. Dessa forma, utilizar as inovações para ministrar aulas resultará na maior participação e interesse dos alunos. Ademais, o maior acesso à informação pela sociedade pode tornar as aulas usuais pouco intrigantes. No que tange aos atuais jovens conectados, como eles têm aprendido sobre diversos assuntos pela internet, quando chegam na sala de aula, ou eles já sabem sobre o tema que será estudado, ou eles não têm paciência para acompanhar o ensinamento mediante apresentação no quadro negro. Tal realidade pode ser comprovada ao se analisar que de acordo com o Comitê Gestor de Internet no Brasil, 70% da população de 9 a 16 anos acessam a internet durante todo o dia. Diante disso, é plausível que os professores usem a tecnologia a seu favor e vinculem suas aulas ao conhecimento que já tem disponível no campo virtual. As vantagens, portanto, do uso da tecnologia na educação Brasileira são: inovar o ensino tradicional e poder usufruir do material didático disponível na internet. Nesse sentido, é importante que as equipes pedagógicas mudem a configuração expositiva das aulas. Essa iniciativa pode ser realizada por meio da técnica da problematização, na qual os alunos, em grupo, estudem a matéria sozinhos com o uso da tecnologia e depois apresentem o tema em sala de aula, com o objetivo de explorar a capacidade de busca e iniciativa dos educandos, e o professor assumir a posição de lapidar o conhecimento construído pelos estudantes. Assim, além da educação estar atrelada a realidade dos jovens, também inovará sua maneira de ensinar.