Título da redação:

Dinâmica

Tema de redação: As vantagens do uso de tecnologia na educação brasileira

Redação enviada em 01/07/2018

De fato, a escola apresenta-se como um dos mais importantes ambientes de socialização e crescimento compartilhado com coletivo. Assim como em outros locais, ainda que de maneira restrita, ela interage com os avanços tecnológicos. Esses trazem vantagens que vão desde a preservação ambiental até a uma revolução educacional. De início, é válido ressaltar que, segundo dados da revista Época, cerca de 10 litros de água são usados para produzir apenas uma folha de papel. Nesse sentido, baseando-se em livros com dezenas de páginas, o uso de notebook, tabletes e até celulares a fim de carregarem o material escolar torna-se uma atitude inteligente e funcional às diferentes gerações. Primeiro, a geração presente é beneficiada pela multifuncionalidade dada pelos aplicativos e ferramentas de tarefas, ambos garantindos por meio da portabilidade desses recursos tecnológicos. Já para os futuros grupos, a possibilidade de uma vida mais digna, em relação aos recursos naturais, ganha força de preservação. Logo, todo o ambiente de convívio é impactado pela tecnologia na educação, potencializando o desenvolvimento diferentes vidas. Ademais a humanização do educar relaciona-se, diretamente, com a forma de interação entre professores e alunos. Nessa situação, a transmissão do conteúdo, a observação e o experimento vêm à tona. Para isso a tecnologia carrega em si a criatividade e o dinamismo, fatores essenciais à revolução educacional. É com a possibilidade de os recursos tecnológicos adaptarem-se aos usuários que o ensino criaria maior harmonia e colaboração entre professores e alunos. Assim, a compreensão mútua, base da humanização, estenderia-se com a tecnologia nas escolas. Fica claro, portanto, que a escola é fundamental o convívio e crescimento humano, aplicando-se recursos tecnológicos, conscientemente, novas possibilidades são alcançadas. Para isso, Ministério da Educação junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia precisa elaborar estratégias ensino dinâmico e investimentos, incluindo tabletes, celulares e ferramentas direcionadas ao reconhecimento analítico e lógico do aluno e do professor a fim de mudar o estado anacrônico escolar. Aos poucos, a dinâmica da educação com a tecnologia será mais ampla e produtiva à coletividade.