Título da redação:

sem título

Tema de redação: As políticas públicas de incentivo à educação superior no contexto nacional

Redação enviada em 24/02/2016

Embora as políticas públicas de incentivo á educação, tenham ampliado o número de estudantes negros, pardos ou de baixa renda na universidade. O critério de seleção por ações afirmativas por programas criados pelo governo federal como o SISU ( Sistema de Seleção Unificada) e também pelo PROUNI ( Programa Universidade para Todos ), além de ampliar o acesso ao ensino superior será que elas melhoraram a qualidade na educação no Brasil? Outrossim, o critério para a seleção desses estudantes é injusto, pois qualquer candidato pode se auto declarar pardo ou negro somente para ganhar uma vaga. Já se o critério de for pela renda, aqueles que se enquadram geralmente são os candidatos que obtiveram notas baixas no ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio ). Os cotistas entram com notas baixas na faculdade se comparados com os que optaram por concorrer na ampla concorrência. Muitos não tiveram o ensino médio de qualidade e por isso não conseguem obter desempenho satisfatório em vestibulares e ENEM. Além disso, as políticas de incetivo ao ensino superior aumentaram o número de estudantes no ensino superior, mas elas não corrigem a defasagem do ensino médio público brasileiro. Muitos universitários ao ingressarem na faculdade sentem muitas dificuldades em algumas disciplinas da faculdade que exigem que o aluno venham com uma certa base do ensino médio. Como eles não tem , muitos acabam desistindo do curso. Além de ampliar a participação de alunos da escola pública nas universidades também seria necessário aulas de reforço ,por exemplo, em materias do ensino médio que não foram explicadas ou que nem tenham estudado durante o período escolar. Portanto, pode se dizer que as novas ações afirmativas melhoraram a participação de estudantes negros ou de baixa renda na faculdade. No entanto, o governo deveria buscar a melhoria da educação pública de nível básico. Para que no futuro não precisem de uma cota ou ações afirmativas para ingressarem no curso superior. Todos irão concorrer pelo nível de conhecimento e não pela cor da pele ou critérios de renda.