Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As políticas públicas de incentivo à educação superior no contexto nacional

Redação enviada em 08/04/2018

A Constituição Cidadã, de 1988, em seu artigo 5°, assegura à todos o direito à vida, à igualdade e à liberdade. Entretanto, a prática corrompe a teoria, uma vez que, apesar de existirem ações afirmativas a favor das minorias - grupos em desvantagem social -, sua aplicabilidade vem enfrentando diversas e volutuosas dificuldades que, por sua vez, impedem a real eficiência das políticas públicas. Em primeiro lugar, deve-se considerar o complexo contexto histórico em que se deu a formação da Nação Brasileira. As disparidades socioeconômicas, o preconceito étnico-racial e a presença de dominantes e dominados são fatores que acompanham a história do Brasil. Dessa forma, as ações afirmativas, como cotas, bolsa família, criação de delegacias especializadas para o atendimento de mulheres, auxiliam na resolução de alguns problemas sociais existentes. Contudo, elas não são suficientes, posto que os indivíduos não são educados de maneira sociocultural a respeitar as diferenças e reconhecer a necessidade de se beneficiar um determinado segmento social que por muito já foi discriminados. Somado a isso, tem-se o fato de que a falta de uma fiscalização eficiente faz com que muitos indivíduos - não pertencentes ao grupo de minoria - se beneficiam das políticas afirmativas. A exemplo disso tem-se os recorrentes casos de estudantes brancos que se declaram negro/pardo/indígena para ficarem em uma posição mais satisfatória nos vestibulares. Isso faz com que as ações afirmativas sejam vistas como algo desnecessário e dessa maneira dificulta a luta por um sociedade mais justa e igualitária. Diante do que foi exposto, fica claro, portanto, a necessidade de o governo, juntamente com as instituições de ensino, levarem até as escolas de ensino fundamental e médio, através das aulas de sociologia e história, a discussão acerca das políticas afirmativas já existentes, o real significado e relevância delas, bem como, as pessoas que podem e devem ser beneficiadas com vistas ao maior entendimento por parte dos adolescentes e possível usufruto dessas ações por aqueles que realmente necessitam. Paralelamente, cabe as ONG's cobrarem uma maior rigidez e melhoria por parte dos orgãos do governo na apuração dos dados fornecidos por aqueles que desejam se beneficiar das ações para que assim se faça jus a implementação das ações, levando ao real direito de todos à igualdade.