Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As políticas públicas de incentivo à educação superior no contexto nacional

Redação enviada em 18/02/2016

Uma das determinações da Constituição Brasileira de 1988 considera a educação como um direito social. As políticas de incentivo à educação superior são de grande valia para o país, uma vez que buscam assegurar uma questão constitucional. Contudo, embora essas políticas proporcionem um avanço nas questões educacionais, suas medidas ainda não são suficientes, uma vez que dos 23 milhões de jovens brasileiros, apenas 29% deles encontram-se matriculados no ensino superior. O governo brasileiro promoveu por meio de ações afirmativas, como as cotas raciais e de renda, programas como o PROUNI- Programa Universidade para Todos – e o SISU – Sistema de Seleção Unificada – um avanço considerável na questão da ampliação do acesso ao ensino superior quando comparado aos anos em que essas medidas não tinham sido instituídas. Entretanto, observa-se que ainda há muito a avançar nesse quesito, não só no aumento do número de vagas, mas também nas outras diretrizes que estão entrelaçadas ao processo, tais como: medidas para a melhoria da formação básica e a estruturação das universidades para receber um montante maior de alunos. Ao que se refere a essas diretrizes, é fundamental a percepção de que o objetivo do governo deve ser, além da ampliação de vagas e da inclusão social, estas por meio das ações afirmativas, proporcionar aos indivíduos uma educação de qualidade embasada no desenvolvimento cognitivo e de cidadania dos alunos. É indispensável que os formandos possuam habilidades eficazes no exercício de suas profissões, bem como criticidade e discernimento nas suas relações com a sociedade. Desse modo, as políticas públicas de incentivo à educação são relevantes e tem demonstrado resultado, porém ainda há muitos indivíduos sem acesso ao ensino superior, bem como as questões que permeiam o sistema educacional precisam ser solucionadas. Para tal, é necessário uma gestão eficiente das questões educacionais, investimentos na ampliação das universidades com uma infraestrutura adequada e na valorização e qualificação dos profissionais da educação em todos os níveis de ensino, principalmente no que se refere aos profissionais de ensino básico que precisam estar aptos para prepararem seus alunos para o ensino superior.