Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As políticas públicas de incentivo à educação superior no contexto nacional

Redação enviada em 13/02/2016

Desde 2002, o Brasil possui em seu governo um presidente populista, ou seja, que estabelece uma política popular visando uma melhora na condição de vida das pessoas de baixa e média renda. Partindo desse ponto, a educação se torna essencial para ascensão da população pobre de um país, considerando, por exemplo, a colocação de Nelson Mandela ao dizer que o ensino é o motor para o desenvolvimento pessoal. Entretanto, em 2002 a educação particular e federal se encontrava elitizada, sendo as universidades, em geral, frequentadas por estudantes brancos e vindos de escolas particulares. Ciente do déficit na educação e na dificuldade de ingresso no ensino superior dos indivíduos desfavorecidos socialmente, o governo propôs o sistema de cotas que, em suma, reserva vagas de cursos universitários para certas pessoas que são desfavorecidas por condições culturais, históricas, falta de acesso a oportunidades, etc... No momento de adoção desse sistema, sua eficiência foi comprovada, segundo o IBGE o número de negros em universidades triplicou entre os anos de 2002 e 2012. Dados ainda mais recentes afirmam que entre os anos de 2012 e 2015 cerca de 150 mil estudantes ingressaram no ensino superior por meio das cotas. No entanto, há quem questione o sistema e o defina como desigual, afirmando que tal política de cotas devia ser válida exclusivamente para pessoas com rendas baixas e não negros, em geral. Para quem defende essa opinião é importante destacar que na maioria dos vestibulares, quais adotam políticas de cotas, o princípio básico para que um estudante se declare cotista é ter estudado em uma escola pública. Portanto, é comprovada a importância da medida questionada, mas é importante considerá-la provisória, enquanto o governo federal investe em escolas de ensino básico e médio, efetivando professores e funcionários de boa qualidade, além de uma estrutura física, a qual atenda os alunos e suas necessidades. Dessa forma, uma educação de base eficiente será fornecida a todos os estudantes, de maneira a tornar dispensável a medida de cotas.