Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As políticas públicas de incentivo à educação superior no contexto nacional

Redação enviada em 12/02/2016

Programas federais de incentivo ao ensino superior têm como objetivo facilitar o acesso ao nível supero, como também, a melhoria nos processos seletivos e unificação do ensino nacional. A partir disso, são usados alguns métodos que visam minimizar as desigualdades socioeconômicas e educacionais. Tais métodos sofrem algumas críticas, no entanto, também recebe imensos elogios pelos bons objetivos alcançados. Desde principio da historia do Brasil se criou uma idéia de que “só filho de rico faz faculdade e filho de pobre tem que trabalhar, pois estudo e coisa de rico”. Com a colonização começou-se o processo de povoamento da colônia e o ensino ficou por conta dos Padres Jesuítas da Companhia de Jesus e quem tivesse interesse e dinheiro pra dar continuidade os estudos, tinham seguir rumo a Europa e os negros não tinham o direito de se quer pesar em estudar. Com a vinda da Família Real não se mudou muita coisa e o ensino continuou exclusivo para as minorias socioeconomicamente favorecidas, já os negros 1888 passaram de escravos para marginais. Com a Primeira republica se cria algumas Universidades Publicas como Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mesmo assim sento todas as universidades Publicas, em quase 100% dos casos, quem estudava nessas universidades eram os filhos dos ricos enquanto os negros e pobres continuaram marginalizados e esquecidos pelo poder público. Com Vargas e sua políticas Populistas houve uma melhora no ensino, mas só em 2000 que a UERJ lança seu primeiro vestibular com ações afirmativas fornecendo cotas a alunos de escolas publicas do estado do Rio de Janeiro. Ou seja, depois de 500 anos de Brasil é tratado pela primeira vez os desiguais dentro dos limites de suas desigualdades no ingresso ao ensino superior. Em seguida varias universidades aderiram a esse sistema, que só foi regulamentado em 2012 com a lei n° 12,711 que tornou obrigatório que 50% das vagas das universidades publicas sejam destinados a alunos que concluíram o ensino médio em escola publica. Esta lei esta conseguindo de fato diminuir as desigualdades socioeconômicas e educacionais que existe no Brasil e deve seguir em frente colocando em pratica todas suas metas e fazendo com que o pobre, o negro, o pardo, o indígena e o quilombola consigam ingressar no ensino superior, rompendo assim com as barreiras históricas impostas por uma sociedade excludente, onde as oportunidades são exclusividade de poucos.