Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As mídias sociais como impulsionadoras da busca pela perfeição

Redação enviada em 17/09/2018

Segundo o filósofo francês Jean Baudrillard a sociedade de consumo traz uma mensagem de que ''só é feio quem quer''. Nessa perspectiva, a indústria da estética utiliza das mídias sociais para divulgar um padrão de beleza a ser seguido, facilitando, assim, o direcionamento da sua produção. Posto isso, o meio midiático alicerçado nas relações capitalistas cumpre a sua função de persuasão e homogeneização de gostos e , por consequência, promove a busca desenfreada pela perfeição, dilacerando a beleza democrática e fazendo surgir os narcisos contemporâneos. Em primeiro plano, consoante o sociólogo Theodor Adorno, que estudou a indústria cultural, a mídia cria estereótipos que tiram a liberdade de pensamento do indivíduo, forçando imagens errôneas. Dessa maneira, campanhas publicitárias, filmes, novelas e blogueiras propagam imagens de pessoas consideradas belas, seguindo um determinado padrão de beleza, o qual bombardeia as cidades por todos os lados e afeta diretamente o psicológico de grande parte das pessoas, as quais passam a creditar que para ser bonito e aceito é preciso ter a aparência perfeita segundo o que a mídia propaga. Logo, o meio midiático promulga a ruína da beleza democrática, em que se exalta as inúmeras belezas existente. Nesse liame, a indústria da beleza e os interesses capitalistas por meio do poder dos meios midiáticos lucram com a busca pela perfeição. Destarte, a venda de cosméticos, suplementos, produtos ''fitness'', entre outros, ganham um espaço muito grande no consumo da sociedade e movimentam um mercado milionário no que tange à estética , o qual se alimenta da insatisfação. Dessa forma, diferente do Narciso da mitologia grega, o qual se apaixonava pela própria imagem, o Narciso contemporâneo tem uma relação de ódio com a sua aparência, o que o impulsiona pela busca da perfeição inatingível que a mídia propaga. Diante disso, um exemplo claro da euforia contemporânea pela perfeição é a morte de mulheres que se submetem a procedimentos estéticos perigosos, como o caso da vítimas do conhecido ''Dr. Bumbum'', médico que exercia ilegalmente a medicina. Por conseguinte, é notória a relação entre o mercado e a influência que a mídia exerce para a busca da perfeição. Fica evidente, portanto, que a mídia influencia de maneira negativa as grande parte das pessoas, impulsionando a busca pela perfeição e impondo a ditadura da beleza. E, então, é necessário ir de encontro a essa situação, para isso é essencial que o Ministério da Educação promova uma educação coletiva, por meio da mídia, propagando a existência da inúmeras belezas existente, com debates na televisão, no rádio e campanhas publicitárias com o fito de quebrar a ditadura da beleza. Além disso, é essencial que haja no meio midiático representatividade das diferentes aparências existente, sendo essencial que o o poder legislativo crie uma lei que obrigue as emissoras de televisão a exaltarem as diversas belezas existentes, quebrando os padrões estéticos. Assim feito, as relações humanas ocuparão um patamar mais elevado do que as capitalistas.