Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As mídias sociais como impulsionadoras da busca pela perfeição

Redação enviada em 01/09/2018

O homem e a busca pela perfeição. Essa dicotomia tem como grande roupagem a ideia da estética e simetria tão louvada no antigo Império Grego que há tanto se passou. Contudo, o século XXl aparece e com ele adveio a grande expansão da tecnologia, consequentemente a internet e as mídias sociais. Dessa forma, elas vendem em seus "posts" as tendências da perfeição e da beleza alienando inúmeros fãs que se tornam mártires dessa triste ideologia utópica que é demasiadamente rentável, entretanto a um preço tão caro. Nesse sentido, convém analisar as principais causas, consequências e possível solução para esse entrave. A priori, é necessário analisar que o macro mercado da moda além de ser muito amplo acaba sendo exponencialmente divulgado nas redes sociais como o "Instagram" e "Facebook". Com isso, muitos jovens passam a ficar expostos a todo momento a inúmeras campanhas publicitárias que de modo massivo veiculam a imagem de seus produtos e serviços como meio para se chegar a tão sonhada perfeição estética. Grande parcela desses internautas se leva muito pelo senso comum, portanto, acabam fazendo loucuras para se adequarem aos ditames da beleza. Ademais, situações rotineiras como essa transparecem a interdependência do mercado-alienação sobre os consumidores tão explanada por Karl Marx, insigne Filósofo. A posteriori, esse movimento vem criando problemas sociais complexos como a depressão e a alienação. Em primeiro momento, muitos jovens acabam se frustrando com a triste realidade da qual Platão tanto dizia de que a perfeição só existe no mundo ideal. Esses se entristecem a tal ponto que acabam desenvolvendo graves problemas de saúde física e mental. Conforme a OMS, 44% dos jovens no mundo sofrem do mal do século. Além disso, eles estão se perdendo, isto é, estão vivenciando um projeto que não corresponde a individualização de cada um, justamente por ser fruto de uma minoria que subjuga a todos. Dessa forma, medidas precisam ser colocadas em plano para fazer com que jovens não tenham problemas sérios como esses em tão tenra idade. Logo, atitudes mostram-se necessárias ao tratar desse mal, já que, o prognóstico que vem se manifestando é pouco animador. Pode o Governo Federal conjuntamente com a OMS e o Conselho Nacional de Psiquiatria, o quanto antes, utilizar-se de campanhas de Marketing Social para veicular informações fidedignas a toda a população sobre esse fenômeno com o intuito de estagnar e reverter esse cenário sombrio. Sendo essa estratégia veiculada em todo o território nacional para que em seguida possa se implementar oficinas com profissionais qualificados nos grandes centros urbanos do país expondo e conscientizando a população (jovens, pais, educadores) sobre as consequências dessa busca surreal. Assim, certamente pode haver uma melhora nesse problema social.