Título da redação:

Padrões estéticos na contemporaneidade

Tema de redação: As mídias sociais como impulsionadoras da busca pela perfeição

Redação enviada em 17/11/2018

___________________________________________________ Olá, vou prestar um vestibular que tem os mesmos critérios de correção do ENEM. A única diferença é que a banca dá um maior enfoque aos parágrafos de desenvolvimento e não exige uma proposta de intervenção detalhada. Sei que vocês só corrigem redação modelo ENEM, mas peço que por favor, considerem esses dois critérios para a correção de minha redação. Grato! _________________________________________________________ O parnasianismo, corrente literária do século XIX, buscava alcançar a perfeição do ponto de vista estético. No Brasil contemporâneo, a consciência parnasiana reflete no âmbito digital e se intensifica por meio de aparelhos midiáticos, tornando a questão relativa à beleza um dos maiores problemas tecnológicos da atualidade. Nesse peculiar, percebe-se que as mídias sociais são poderosas na manutenção tanto de padrões estéticos quanto de sistemas de consumo. Frente a essa gravidade, é visível que essa temática deve ser melhor deliberada entre as autoridades brasileiras. Em virtude da premissa em voga, a mitologia grega de relata a história de Narciso, jovem que morreu afogado buscando seu reflexo na água, com a moral de que a contemplação excessiva da perfeição leva à morte. De maneira análoga, as redes sociais são o espaço ideal para a propagação desse ser perfeito, na qual as pessoas sentem a necessidade de publicar uma imagem alegre e espontânea. Aliado a isso, os indivíduos possuem uma preocupação incessante em comparar a sua vida com a dos outros, o que resulta em frustração e tristeza ao verem que estão muito longe de chegar ao padrão estabelecido por um marketing. Dessa forma, é inegável que a mídia é responsável por moldar e manipular os pensamentos e as ideias dos usuários. Em adição a isso, os sociólogos Adorno e Horkheimer alegam que a indústria cultural possui padrões que se perpetuam na sociedade com a finalidade de formar uma estética voltada ao consumismo. Sob essa ótica, compreende-se que o ato de consumir traz à tona um ideal que é vendido junto ao produto, além de possibilitar a ilusão de alcançar um status social e um corpo perfeito. Além disso, a cultura do consumo alimenta uma satisfação plena e gera uma falsa sensação de felicidade, o que contribui para o desenvolvimento de doenças, como a depressão e a anorexia, por acreditarem que o ideal de beleza é aquele presente na propaganda, por exemplo. Desse modo, a mídia influencia fervorosamente no modo como o tecido social se constrói. Destarte, é imprescindível a realização de medidas eficazes para sanar os desafios enfrentados pelos narcisos. Para tanto, é fulcral que a mídia, importante órgão formador de opinião, invista em propagandas e marketing nos diversos meios de comunicação, mostrando que cada indivíduo possui sua particularidade, além de desfazer o pensamento padronizado e considerado perfeito na mentalidade das pessoas, com o fito de fomentar a autoaceitação e a valorização pessoal. Logo, é preciso romper com os atuais paradigmas, da mesma forma que o pré-modernismo desconstruiu o parnasianismo.