Título da redação:

A felicidade é definida pela quantidade de "likes"?

Tema de redação: As mídias sociais como impulsionadoras da busca pela perfeição

Redação enviada em 27/09/2018

Em prol do Setembro Amarelo, um grupo de artistas americanos realizou campanhas pedindo a retirada do número de seguidores e “likes” das redes sociais mais utilizadas por adolescentes, a fim de diminuir o suicídios entre estes usuários. Pois, de acordo com o MSJ (Movimento de Saúde Jovem), os jovens estão mais ansiosos e deprimidos, e a razão disso são as redes sociais, que podem alimentar crises na saúde mental, se usados de forma compulsiva. Após a segunda guerra, a invenção da internet permitiu que pessoas do mundo todo se conectassem se forma instantânea, assim as relações virtuais tornaram-se extremamente popularizadas. Nesse contexto, surgem as mídias sociais que passam a exercer grande influência no caráter social das pessoas. Consoante à frase do influenciador digital Federico Devito “Diga-me o que tens em teu Instagram e eu digo quem tu és”, nota-se a reformulação de uma frase bíblica que reflete o pensamento da geração das redes sociais, a qual julga o estilo de vida, caráter e sucesso profissional através de compartilhamentos midiáticos. Contudo, de acordo com a revista EXAME, a “vida perfeita” compartilhada nas redes sociais faz com que os jovens desenvolvam expectativas irreais sobre suas próprias vidas, comparando o número de curtidas e seguidores com o nível de sua felicidade e realizações pessoais. Dessa forma, aqueles que não atingem o número almejado de interações podem desenvolver sentimentos como frustração e raiva de si mesmos, e em casos mais graves de cobrança pessoal excessiva, o indivíduo pode cometer suicídio. As redes sociais podem conectar pessoas, mas é preciso controlar o tempo gasto nessas plataformas e valorizar as relações reais. É importante não usar o telefone durante as refeições familiares, principalmente pela iniciativa dos pais, que devem dar bons exemplos aos filhos. É interessante também promover campanhas publicitárias de conscientização ao uso excessivo da mídia social, em forma de palestras, vídeos, propagandas televisivas, rádio e internet, bem como o aumento da divulgação da campanha Setembro Amarelo entre os jovens. Dessarte, não será preciso postar uma foto sorrindo para poder, de fato, sentir-se feliz.