Título da redação:

A autorrealização pessoal e o "falsa felicidade" em redes socias no Brasil

Tema de redação: As mídias sociais como impulsionadoras da busca pela perfeição

Redação enviada em 01/09/2018

Atualmente no Brasil, as mídias sociais vêm incentivando gradativamente a população na busca pela vida perfeita e a seguirem os padrões de beleza impostos pela sociedade. Isso ocorre, de maneira indireta, devido a vários fatores como a busca pela fama e o prazer pelo reconhecimento virtual, gerando assim nos indivíduos uma “pseudo-felicidade”. As principais mídias sociais têm investido em propagandas em suas redes, visando sempre contratar pessoas nacionalmente ou mundialmente reconhecidas, sendo assim, várias pessoas querem ter a fama para que possam ser também reconhecidas e assim, participem, por exemplo. de propagandas como anúncios de marca renomadas, procurando dessa forma sua autorrealização pessoal. Outro fator é que o reconhecimento virtual pode trazer satisfação pessoal através da impressão de felicidade do indivíduo, que nas redes sociais estão sempre felizes, bem vestidos e em locais bonitos, no qual, passam uma imagem para a sociedade de que levam uma vida em que não há problemas e isso acaba influenciando outras pessoas a acreditarem que a vida totalmente perfeita é possível. Contudo, em meio ao mundo globalizado, a mídias sociais influenciam indiretamente na busca pela perfeição, na qual, há uma divergência da vida social e da vida real nos dias atuais. Dessa forma, é necessário que o Governo Federal juntamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações discute propostas para incentivar as empresas de mídias sociais a adotarem medidas que visem a diminuição do uso de redes sociais para a satisfação pessoal, mas sim para a realidade de vida, através de propagandas que mostrem o sentido real da vida tanto profissional quanto pessoal.