Título da redação:

As exigências imoderadas do Mercado de Trabalho

Tema de redação: As dificuldades enfrentadas pelos jovens no processo de inserção no mercado de trabalho

Redação enviada em 26/05/2017

Os jovens tem enfrentado, com frequência, dificuldades em ingressar no mercado de trabalho e até em cargos que encaixam com suas formações. Ainda por cima, esses obstáculos não vem sendo abolidos, mesmo com projetos com o intuito de facilitar o ingresso dos jovens neste mercado. As empresas, atualmente, vem cobrando dos candidatos experiências de anos, sendo que, muitos deles são jovens e estão começando a se introduzir neste meio agora e por falta dessas experiências, muitos acabam não conseguindo um serviço dentro dessas empresas. Cabe ressaltar que, com esses empecilhos gerados, o índice de jovens entre 14 e 24 anos trabalhando diminuiu 8,4% em 2016, segundo a PNADC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua). Enquanto, o de pessoas com mais de 59 anos aumentou 1,1% no mesmo ano. Entretanto, há projetos que visam dar oportunidades para esses jovens que não estão empregados, sendo um dos mais conhecidos o Jovem Aprendiz, que muitas empresas estão começando a aderir para que possam ajudar na formação e capacitação dessas pessoas. Além disso, em algumas faculdades é cobrado que os estudantes façam estágios para que possam cumprir a grade curricular, fazendo com que muitos locais abram vagas de estágios para ajudar a suprir a necessidade de todos os estudantes, porém muitas vezes não há a quantidade de vagas necessária para todos. Por outro lado, além de alguns estabelecimentos cobrarem que os candidatos tenham anos de experiência naquele área, eles cobram também que eles possuam vários cursos, graduações, pós-graduações, entre outros. Possuindo assim um alto nível de exigências para uma certa vaga, que muitas vezes não necessita que o concorrente domine todas essas imposições. Em suma, é da responsabilidade do Governo aumentar o nível de oportunidades para os jovens no mercado de trabalho, podendo ser através de investimentos ou de outros meios, com o intuito de contemplar vários jovens e estudantes. Além disso, buscar promover palestras ou instruir um profissional a conversar com essas pessoas, para que expliquem melhor como funciona esse meio, a melhor forma de ingressar nele e tirar as dúvidas dessa população.