Título da redação:

Conhecimento gera conhecimento

Tema de redação: As dificuldades do desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro

Redação enviada em 03/02/2017

O investimento nos setores de base é fundamental para o desenvolvimento de um país, entre eles o sistema educacional, o qual forma e capacita os cidadãos. Entretanto, no Brasil, a educação efetiva ainda é vista como caráter utópico, visto que sua aplicação apresenta falhas, seja pela carência de investimentos ou pela ausência de incentivo. A educação brasileira é desprovida de embasamento real, ou seja, a educação a qual é ofertada não condiz com o fomento educacional, o qual o país carece. Essa necessidade coincide com a desvalorização de pesquisas científicas e tecnológicas. Segundo dados estatísticos, o Brasil investe cerca de 1,5% do PIB (Produto Interno Bruto) nos projetos laboratoriais, gerando um processo de estagnação na era da globalização. Países como os Estados Unidos, aplicam cerca de 3% do PIB nacional em pesquisas universitárias; cujo o próprio sistema educacional, requer do aluno mais do que apenas o entendimento teórico, e sim uma aplicabilidade do seu conhecimento em projetos científicos. Segundo a Academia Brasileira de Letras (ABC) e a Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência, "o não reconhecimento da ciência como motor do futuro, demonstra um descaso com a sociedade, um analfabetismo científico que custará o futuro do país". Além disso, questões como a PEC 241 e a nova reforma do ensino médio margeia a cada ano um teto específico de gastos, mudanças que podem enfraquecer ainda mais o sistema educacional e científico do Brasil. Diante desse cenário de estimativas é possível afirmar que, o Brasil possui grande potencial na área de pesquisas, seja pela condição de se direcionar investimentos ou pela capacitação dos estudantes em desenvolver análises. Projetos sociais como o Ciência sem Fronteiras, devem ser disponibilizado também ao ensino médio, aumentando o interesse de alunos pelo conhecimento. Além disso, é necessário estabelecer políticas públicas efetivas na elaboração de escolas científicas e na orientação e incentivo de professores. Desta maneira, além de promover uma melhora no quadro educacional de base, o país se tornará modelo na área das ciências.