Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As deficiências do transporte público brasileiro

Redação enviada em 17/06/2017

Desde as feiras de comércio na Idade Média e, principalmente, após a Revolução Industrial houve a formação de grandes centros urbanos. Contudo, pela falta de um planejamento prévio surgiu um sistema incapaz de oferecer condições básicas à toda população. Hoje, no Brasil, com exceção de Brasília e Maringá que foram planejadas, há uma dificuldade de locomoção segura e eficiente pelos brasileiros. Com isso, surge a problemática do sistema público de transporte, seja pelo descaso das empresas encarregadas de cuidar do setor, concomitantemente, ao descaso do Estado, seja pela falta de incentivo para a população usar-lhe. Conforme Durkheim, a sociedade compara-se a um “corpo biológico”, no qual as partes devem interagir entre si para almejar o desenvolvimento do todo. Nesse raciocínio, torna-se evidente que a interação entre Estado, empresas de transporte e brasileiros é fraca, o que causou, inicialmente, os movimentos de 2013 contra o aumento da tarifa das passagens de ônibus. Nesse contexto, ainda é notório a baixa qualidade de meios de locomoção como ônibus e metro, e o acesso limitado dos usuários ao vale-transporte, que é oferecido a menos de 50% deles. Outro grande problema são as concessões para empresas que visam apenas o lucro. Não obstante, essa precariedade no setor público de transporte gera um enorme aumento na quantidade de automóveis particulares. Consequentemente, isso é responsável pela maior emissão de gases poluentes e pelo surgimento de congestionamentos. É irrefutável que uma cidade como São Paulo não seja lembrada pelo ar poluído e por trânsitos duradouros. Infelizmente, os brasileiros são imbuídos ao uso do transporte privado caso não vislumbrem as péssimas condições ou taxas excessivas do público. Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para resolver a crise do setor de transporte. O Estado deve reaver as concessões das empresas e exigir uma inspeção geral nos serviços oferecidos, devolvendo a concessão apenas as empresas que possuírem, ou adquirirem, automóveis de qualidade proporcionando bem-estar aos usuários. Além disso, o Ministério da Fazenda deve destinar parte do dinheiro cobrado pelas concessões a brasileiros com renda abaixo de 2 salários mínimos e estudantes do setor público, que receberão vale-transporte integral. Por fim, o Ministério da Educação, em parceria com as escolas, deve promover palestras que conscientizem a população dos benefícios ao meio ambiente e sociais do uso de transporte público nas cidades.