Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 08/05/2016

Desde o século XVI, quando tem início o período de expansão marítima, o capitalismo mercantil começa a se desenvolver, criando assim um mercado consumidor que começa a se consolidar. Hoje em dia, observa-se que não são apenas os adultos que estão sendo influenciados pela ideologia consumista, como também crianças. Logo, é válido analisar que o consumismo, quando influenciado desde a mais tenra idade, tende a exercer influência na formação psicológica da criança, formando futuros cidadãos consumistas. Em primeiro lugar, nota-se que a mídia é a grande propagadora dos ideais promovidos pela "Indústria Cultural", que é padronizadora da cultura em todo o mundo, e esta promove os ideais consumistas. Devido ao fato das crianças terem cada vez mais um amplo acesso aos meios de comunicação, elas são influenciadas diretamente pelas propagandas e programas infantis veiculados. Como a criança ainda não possui certa maturidade mental, ela é rapidamente influenciada pelo que vê, que geralmente são produtos e serviços difundidos de forma lúdica. Com isso, o público infantil é persuadido a adquirir uma mercadoria, incitando o dispêndio precoce. Em segundo lugar, observa-se que o consumo precoce influencia na formação psicológica dos pequenos. Isso é notado na forma como a publicidade tem promovido o processo de adultização da infância e influindo nos hábitos alimentares. Diversas propagandas vestem infantes como adultos, incitam o consumo de alimentos calóricos, criam e adaptam produtos para que eles se adequem a esse novo mercado consumidor que cresce progressivamente e aponta para um futuro com adultos que também consomem exacerbadamente. Como consequência imediata desse processo a criança perde sua essência e é submetida desde cedo às implicações do volúvel mercado mundial. Dessa forma, é possível perceber que o consumismo na tenra idade traz diversas implicações negativas. É preciso que os órgãos governamentais e não-governamentais continuem fiscalizando as propagandas e que o Estado aplique multas às empresas que promoverem de forma abusiva a publicidade infantil. O terceiro setor em parceria com o governo federal pode promover palestras e campanhas em escolas com o objetivo de conscientizar as crianças a respeito do que é o consumo desenfreado. A família deve educar desde cedo, influenciando diretamente no processo de formação da identidade da criança, para que assim diste-se de um futuro com mais cidadãos consumistas.