Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 07/05/2016

A publicidade, hoje, tornou-se um dos principais fatores para a consolidação do capitalismo o século XXI. Neste contexto, a divulgação de maciças propagandas atraem cada vez mais o público infantil, que se encantam com o poderoso e atraente mundo capitalista e transformam-se em consumidores alienados desde cedo, o que prejudica a formação moral e ética da criança e as tornam dependente do dinheiro. Karl Marx já dizia no século XIX que o capitalismo transformava a mercadoria em "fetiche", isto é, um ser praticamente "vivo" ou "mistico". Tal ideia explica a grande influência da publicidade no mundo infantil, pois ao relacionar um produto a um desenho ou ser super-herói, a propaganda desperta o olhar das crianças nas mercadorias e elas encantadas com o mundo mágico e inconsciente da realidade querem rapidamente possuir tal objeto. Um exemplo disso é a redes fast-food McDonalds, que mensalmente enchem seus produto, como lanches e fritas, de desenhos e brindes para aguçar os sentidos das crianças. Contudo esse ato pode não só deixar a criança dependente do estabelecimento como pode alterar a saúde da mesma ,por comer tantas comidas gordurosas. Nesse panorama os pais agem, geralmente, com passividade diante dos filhos, comprando tudo o que as crianças desejam e justificam tais ações com argumentos como "são apenas criancinhas" ou " isso é só uma fase, logo passa". No entanto esse pensamento equivocado pode transformar a criança em um consumidor exacerbado logo na infância, pois se toda vez que o pai anteder o pedido do filho, ele estará criando um ciclo vicioso antes da maturidade do garoto, oque poderá deixa-lo subordinado ao capitalismo e viciado em compras. Um exemplo desse fato é qe estudos já mostram que hoje, a maioria dos produtos consumidos por uma família são escolhidos pelas crianças. Portanto, a base para reverter essa situação é o planejamento, muitas são as medidas emergenciais para amenizar o problemas, mas é preciso que o governo federal freiem as abusivas propagandas diárias, impondo normas como não relacionar desenhos à comida etc. Outro medida importante seria palestras e dinâmicas nas escolas infantis, por parte do MEC, para tentar mudar o pensamento das crianças e não deixa-las cair no mundo do consumo desde cedo. Ademais é fundamental, campanhas de conscientização para tentar clarear as mentes dos pais em relação a influencia da propaganda infantil e ajuda-los a dizer não às crianças.