Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 06/05/2016

A industria infantil, tem investido cada vez mais em produtos e propaganda para atingir um publico vulnerável: as crianças. Diante disso o público mirim passa a ser consumidor ativo muito cedo e vários problemas podem ser ocasionados pela influência da publicidade. As crianças desde os primeiros anos de vida já tem contato com os meios de comunicação, que são um artificio muito usado pelos pais como forma de entretenimento dos petiz. A televisão é o meio mais usado pelas empresas para chamar a atenção das crianças, através de propagandas que são verdadeiros contos de fadas. Essas propagandas geralmente apresentam outras crianças que se mostram felizes em possuir o produto anunciado, em outros casos há o uso de desenhos animados que dialogam com os consumidores mirins. Por fim quanto mais cedo a criança entrar em contato com a mídia, mais cedo ela será bombardeada com a publicidade levando-a a se tornar consumidora ativa. Alem do mais, com afirmam os pesquisadores Joe Kincheloe e Shirley Steinberg sobre as empresas " a margem de lucro é muito importante para que elas se importem com o bem- estar da criança". O publico infantil é visto apenas com consumidor e não se leva em consideração que é apenas uma criança que muitas vezes não sabem o significado da publicidade. Em muitos casos os petiz desenvolvem uma ansiedade para obter tal consumo e isso acaba ocasionando uma compulsão pelo consumo que os pais não conseguem controlar e acabam cedendo, o que agrava ainda mais o consumismo. Portanto, o consumismo infantil é uma questão de extrema importância e deve ser resolvida pelo poder legislativo ao elaborar leis para regulamentar a publicidade infantil. Uma parceria deve ser feita entre os pais e a escola para ensinar a criança sobre o significado do consumo através de conversas e atividades dinâmicas. Os pais devem ter maior controle sobre seus filhos em relação a mídia para evitar a exposição a publicidade infantil.