Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 02/05/2016

Com a Revolução Industrial em busca por maiores lucros, a burguesia sempre enfatizou novas ideias para atrair consumidores e conseguir capital. Não muito diferente dos dias atuais, onde o sistema capitalista induz toda uma sociedade através da influência da mídia, atraindo mais pessoas para consumirem, e que o principal alvo está sendo o público infantil, persuadido através de propagandas. Hoje, não é preciso que a criança venha ao mundo para que comece a prática do consumo, antes disto, seus pais já fazem todo o serviço para recebê-la com toda a mordomia e bem-estar. Assim, cada dia mais, inúmeras crianças estão mais ávidas pro compras, consequência de um mundo conectado, onde através de uma mídia manipuladora com propagandas e publicidades voltado ao público infantil em televisões e via internet atraem olhares de garotos e garotas com brinquedos; acessórios; alimentos; tudo de forma muito chamativa. Isto ocasiona na insistência de crianças em consumir, pressionando os pais à comprarem. De acordo com uma pesquisa feita pelo Datafolha, mais de oitenta por cento dos produtos consumidos por crianças é resultado de propagandas em televisões. Não é por acaso, pois o interesse público infantil é evidente, o lucro obtido pelo consumo em todo o mundo e extremamente alto. Através das publicidades – que é o fator principal do fortalecimento do sistema – mais pessoas serão induzidas a gastarem, muitas vezes sem precisão. Crianças, hoje, que tem o hábito de adquirir qualquer produto, posteriormente quando adultas, transformarão esse hábito em rotina, sempre em seu dia-a-dia. Essa rotina resultará em maiores quantidades de resíduos jogado fora, com o aumento não somente do lixo jogados em lugares desapropriados, mas também os problemas ambientais acarretados com o consumo em excesso. Portanto, o capitalismo tem intensificado suas vendas com ajuda de mecanismos para atrair seu público alvo. O mercado infantil é o mais desejado, já que através da mídia com propagandas, torná-se mais fácil persuadi-las com inúmeros brinquedos à partir de personagens famosos até com um designer criativo. É necessário que o governo controle o número de publicidade infantil nos comerciais de televisões em rede nacional, pois até mesmo muitos os pais não tem condições financeiras apropriadas para comprarem tudo aquilo que seus filhos veem em televisões, e claro, o incentivo de projetos como a leitura ou variados projetos educacionais para que o número de crianças frente à televisão diminua. Assim, o consumo de produtos desnecessários cairá, evitando a compra em excesso, preservando o meio ambiente sem o acúmulo de lixo descartado.