Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 20/04/2016

O público infantil é o principal alvo das publicidades que incentivam o consumismo. Isso ocorre porque crianças estão passando por uma fase na qual a personalidade está sendo construída e, por conta disso, ficam muito mais propensas a sofrer manipulações e influências do que qualquer outra fase da vida. Persuadir uma criança por meio de propagandas é algo simples de se fazer, pois, como não há um caráter desenvolvido nesse período, qualquer coisa que, para elas, ainda não foi apresentada, chama atenção, provocando interesse e curiosidade. O consumismo gera um vício, onde a criança insiste ao seu responsável para adquirir o produto oferecido e, como não tem consciência de que está sendo manipulada, pede cada vez mais até conseguir o que quer. Esse processo se repete toda vez que o público infantil é induzido ao consumismo, gerando prejuízos ao crescimento do indivíduo afetado. Infelizmente, a maioria dos responsáveis por crianças não corrigem os atos errados que elas cometem, porque é uma ação que requer paciência para que dê certo. Ao concordar com a vontade momentânea da criança, o responsável está favorecendo para que, futuramente, a mesma não possua um olhar crítico sobre a sociedade e, assim, seja sempre influenciada pelas coisas que a rodeiam. Para diminuir o consumismo infantil, as pessoas que são responsáveis por crianças devem ser conscientizadas do mal que isso traz. Ao invés das publicidades promoverem o consumismo desenfreado, elas poderiam causar conscientização nos responsáveis, fazendo com que eles deem mais atenção a determinados comportamentos das crianças e as eduquem para entenderem o que é e não é necessário para consumo. Com isso, as crianças amadurecerão e repassarão os valores aprendidos, contribuindo para a evolução da sociedade.