Título da redação:

Publicidade infantil (enem)

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 12/04/2017

Sendo os meios de comunicação cada vez mais presentes na rotina, tornou-se muito mais fácil influenciar pessoas, essa questão pode ser observada desde a ascensão do nazismo quando através da mídia Hitler influenciou toda uma nação a acreditar que seus ideais eram certos. Já sendo difícil, o problema da publicidade se torna ainda pior no âmbito infantil. Justamente por se tratar de crianças, as mesmas nem tem noção de que estão sendo influenciadas e isso resulta em uma população já crescendo consumista, pois desde sempre a oferta de brinquedos e novas tecnologias tem sido cada vez maior e mais intensa seja na televisão ou na internet. Logo, um dos fatores complicativos é o em constante aumento acesso das crianças a internet que é o meio mais forte da publicidade atualmente, outro fator é a falta de aplicação das leis que regulam as propagandas sejam elas infantis ou não. Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse, uma delas poderia ser a criação de um setor público no governo federal para tratar exclusivamente da aplicação da leis de publicidade, e também a conscientização das crianças a ser feita na escola pelos próprios professores. Juntas essas medidas poderiam modificar a realidade invasiva da publicidade atualmente.