Título da redação:

Publicidade infantil

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 17/05/2016

“ O amor é como uma criança, deseja tudo o quanto vê, já dizia o poeta, dramaturgo e ator inglês Willian Shakespeare. Nos dias atuais, onde a globalização está presente no nosso cotidiano, as propagandas voltadas para o público infantil se tornam cada vez mais perigosas e desnecessárias, pois afetam diretamente a formação emocional e intelectual das crianças. Toda e qualquer propaganda que procure atingir esse mesmo público, através de comerciais utilizando super- heróis como o Batman e bonecos com a Barbie, por exemplo, podem atrapalhar o processo de formação das crianças, porque acabam alienando as crianças, a consumirem diversos produtos ligados a essa marca, mas as empresas não notam que as crianças não possuem um discernimento e um desenvolvimento que permitem que elas. Não se tornem um consumista compulsivo na fase infantil e adulta, correndo o risco de ocasionar a Oneomania, considerada a doença do consumismo. Portanto, o governo brasileiro deve seguir o modelo de países como a Suécia e o Reino Unido que proíbem o uso de personagens de desenhos nas campanhas publicitárias e nos comerciais, a fim de garantir em conjunto com os pais o desenvolvimento intelectual completo das crianças no Brasil.