Título da redação:

O impacto ambiental do consumismo infantil

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 29/09/2016

É possível afirmar que a publicidade infantil é um meio que grandes empresas encontraram para ampliar as suas margens de lucro, tal alternativa tem causado impactos negativos na sociedade, visto que o consumismo causa altos níveis de desperdício de recursos naturais e aliado à isso, as crianças são mais suscetíveis aos estímulos psicológicos dos anúncios voltados a esse público. Relativo aos índices de desperdício causado pelo consumismo, pode-se perceber que não há equilíbrio entre o consumo e sustentabilidade, visto que cada vez mais são extraídos mais recursos da natureza e cada vez mais são produzidos mais resíduos sólidos pela obsolescência programada e/ou pela "necessidade" de fazer um upgrade. Além disso, é importante salientar que as crianças se encontram em fase de formação e que muitas não compreendem que estão sendo influenciadas a consumir um determinado item inconscientemente. Assim sendo, elas são mais influenciáveis que os adultos e por isso tendem a ser mais consumistas e a serem mais ligadas às grandes marcas que expões status. Por tanto, medidas são necessárias para resolver o problema. Assim, é importante que os governos dos países que sediam fábricas de grandes marcas e grandes empresas criem benefícios paras as firmas que adotem medidas sustentáveis nas suas produções e nos seus serviços. Além disso, a Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com os países participantes da mesma deveria criar um programa de estudos sobre as propagandas e anúncios que circulam nos meios de comunicação em massa, para que assim, seja possível identificar e por fim, remover estímulos e Influências maléficas aos consumidores infantis. Dessa forma, é possível reduzir progressivamente o consumismo infantil e consequentemente reduzir a poluição causada por tal processo.